Por mais incrível que possa parecer, a prevenção da asma começa no útero. Com algumas dicas você consegue reduzir o risco de seu filho vir a desenvolver
Julia Monsores | 15 de Setembro de 2019 às 11:00
Por mais incrível que possa parecer, a prevenção da asma começa no útero. Com algumas dicas você consegue reduzir o risco de seu filho vir a desenvolver asma.
É fundamental uma dieta rica em vitamina E e zinco. Esses nutrientes influenciam o desenvolvimento dos pulmões e do sistema imunológico. Pelo menos dois estudos revelaram que níveis baixos na gravidez aumentam o risco de alergias e asma nas crianças. Inclua na sua dieta também peixes gordurosos, como salmão e sardinha, duas vezes por semana. Pesquisas mostraram que as gorduras saudáveis fornecidas por peixe e óleo de peixe durante a gravidez reduzem o risco de asma para o bebê, possivelmente por proporcionar um desenvolvimento mais saudável do seu sistema imunológico. No entanto, evite as tirinhas de peixe à milanesa, que podem na verdade aumentar o risco de asma para seu filho, talvez por causa dos altos níveis de gordura trans, que é inflamatória.
Confira os alimentos ricos em vitamina E!
A ligação entre exposição ao fumo passivo na infância e asma é inegável. Felizmente, o número de fumantes no Brasil tem diminuído. Porém, muitas pessoas ainda encontram dificuldade em largar os cigarros. Se você quer saber como abandonar o hábito de fumar de uma vez por todas, confira 4 produtos que podem ajudá-lo.
Se seu filho for alérgico, a imunoterapia – oral ou injetável – ajudará a protegê-lo contra o desenvolvimento de asma. A maneira de evitar permanentemente crises alérgicas é dar um “choque” no sistema imunológico com imunoterapia – sim, as vacinas contra alergia, que você toma em um período de vários meses ou anos, contêm doses cada vez maiores da substância à qual você é alérgico. Como resultado, com o tempo, o seu sistema imunológico passa a tolerar o alérgeno.
Amamente seu filho no peito por, pelo menos, seis meses. Isso irá aumentar sua imunidade e protegê-lo de doenças, tornando-o mais saudável.
Aleitamento materno – a primeira vacina do bebê
Seu filho deve ter seis meses ou mais antes de comer cereais ou alimentos sólidos.
Pesquisadores descobriram que tomar bloqueadores de H2 durante a gravidez aumenta em mais de 50% o risco de asma em bebês. Por isso, evite a cimetidina, famotidina e ranitidina ou inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol e o esomeprazol
Pesquisadores britânicos que acompanharam 120 crianças do nascimento aos oito anos descobriram que as que receberam leite materno e que tiveram exposição limitada a ácaros em virtude de protetores de colchão e pesticidas tinham 76% menos probabilidade de ter asma e 87% menos probabilidade de ter alergia aos oito anos.
6 dicas para ter uma casa à prova de alergia