A artrite séptica é relativamente rara, mas é a forma mais agressiva de artrite no que tange à destruição de uma articulação. Descubra como ela age.
Julia Monsores | 6 de Dezembro de 2019 às 19:00
A artrite séptica é uma inflamação articular causada por infecção bacteriana. O distúrbio é mais comum em crianças e idosos.
A doença também é conhecida como artrite infecciosa. A infecção pode disseminar-se de um osso para a articulação, resultando em artrite séptica. Em alguns casos, a infecção chega à articulação através do sangue ou pode entrar por uma ferida que perfure a articulação. O risco de artrite séptica é maior nas pessoas com artrite reumatoide e nos usuários de drogas intravenosas.
Há edema, vermelhidão e calor na articulação afetada. O distúrbio causa dor intensa. Uma pessoa com artrite séptica tende a apresentar mal-estar e pode ter febre.
Uma amostra de líquido articular é colhida usando agulha e seringa e submetida a teste para infecção.
A cavidade articular deve ser lavada, geralmente pela infusão de líquido na articulação e drenagem frequentes. Esse procedimento deve ser associado a antibióticos, administrados por via intravenosa durante algumas semanas e depois mantidos por via oral para que haja erradicação completa da infecção. Os analgésicos podem ser necessários para aliviar o desconforto e há recomendação de repouso inicial. Mais tarde, o exercício suave mantém o movimento e a força da articulação.
Sem tratamento eficaz, a lesão da cartilagem que reveste a articulação é grave e os movimentos articulares são muito limitados. Quando o tratamento é iniciado de imediato, as taxas de recuperação são boas.