A aromaterapia é uma técnica que usa aromas para gerar na cura ou bem-estar.
Em um mundo onde a distração é constante, encontrar maneiras naturais de aumentar a concentração é essencial. Os aromas possuem um papel poderoso nesse processo, influenciando nosso estado mental e emocional de maneiras surpreendentes.
Selecionamos alguns dos melhores aromas conhecidos por ajudar a melhorar a concentração e aumentar a produtividade. Vale lembrar que buscar ajuda psicológica em casos de procrastinação é essencial para entender os motivos e possíveis melhoras.
O que é aromaterapia?
A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais naturais extraídos de plantas aromáticas para promover o bem-estar físico, emocional e mental. Esses óleos essenciais são altamente concentrados e capturam a essência aromática das plantas de onde são extraídos, como flores, folhas, cascas e raízes.
Através da aromaterapia, os óleos essenciais são inalados, aplicados na pele através de massagens ou diluídos em banhos, promovendo diversos efeitos terapêuticos. Cada óleo essencial possui propriedades únicas que podem ajudar a aliviar o estresse, melhorar o humor, aumentar a concentração, reduzir a ansiedade, estimular o sistema imunológico, entre outros benefícios.
“Existem alguns que estimulam a felicidade e, com isso, a produtividade. O alecrim e o limão siciliano, por exemplo, criam um ambiente de mais concentração, porque estimulam a dopamina e melhoram a respiração”, salienta a aromaterapeuta Renata Ferraz ao site metrópoles.
Os melhores aromas para aumentar a produtividade
Ao integrar esses aromas em seu ambiente de trabalho ou estudo, você pode aproveitar os benefícios naturais dos cheiros para melhorar sua concentração e aumentar sua produtividade de maneira eficaz.
“Tem que observar as reações do corpo, se aquele cheiro está trazendo mal estar ou se a pessoa tem alguma sensibilidade olfativa”, explica a aromaterapeuta Renata.
1. Alecrim
O alecrim não é apenas um tempero saboroso. O seu aroma fresco e herbal é conhecido por estimular a mente e melhorar a memória. Estudos indicam que o óleo essencial de alecrim pode aumentar a velocidade e a precisão mental, o que faz desse aroma ideal para momentos que exigem foco e concentração. Famoso como o “óleo essencial do estudante”, ele é queridinho por universitários que desejam maior foco.
2. Menta
A menta é famosa por suas propriedades refrescantes e estimulantes! Seu aroma nítido e fresco não só melhora o estado de alerta, mas também ajuda a aliviar o estresse e a fadiga mental. Utilizar óleo essencial de menta em um difusor ou aplicar uma pequena quantidade nos pulsos pode revitalizar e aumentar a clareza mental.
3. Lavanda
Embora seja conhecida por suas propriedades relaxantes, a lavanda também pode melhorar a concentração. Seu aroma suave e floral ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, criando um ambiente propício para a clareza mental e o foco durante tarefas complexas.
Fontes: Terra, Cheiro Bom, Revista Galileu e Metrópoles.