Os sabores fortes e nutrientes contribuem para uma salada deliciosa e saudável. Veja as dicas para consumir as folhas escuras.
Redação | 11 de Maio de 2018 às 12:00
Em geral, as folhas escuras têm sabor mais marcante do que as claras, e bastam alguns raminhos de uma hortaliça como o agrião ou a rúcula, para criar um delicioso contraste numa salada de folhas de sabor suave. Veja como aproveitar o sabor forte e os nutrientes dessas folhas na salada:
As folhas pequenas, brilhantes e verde-escuras do agrião são ricas em vitamina C, folato, ferro e outros minerais, além de carotenoides, e também oferecem glicosinolatos, que combatem o câncer. Use os talos macios e as folhas.
Essa alface de folhas soltas tem sabor relativamente suave (porém mais forte do que o da alface-roxa). Suas folhas podem ser colhidas individualmente, em vez de o pé inteiro ser retirado da terra.
Um pouco parecida com o espinafre, a azedinha tem folhas verdes ovais ou pontudas. Seu sabor tem um toque cítrico refrescante, bastando algumas folhas frescas para dar vida a uma salada suave.
Os pés grandes, redondos e ligeiramente achatados da chicória frisada possuem folhas verde-claras finamente divididas, com forte sabor amargo. As folhas mais claras têm gosto mais suave.
Forte e picante, é um ingrediente essencial em saladas de estilo oriental e mexicano. É decorativo também, com suas folhas redondas e serrilhadas.
Hortaliça de folhas grandes e verde-escuras, muito saborosa, é ingrediente fundamental da culinária mineira. Pode ser preparada em tiras finíssimas ou simplesmente rasgada em pequenos pedaços, que devem ser refogados ou cozidos.
As endívias têm forma de lança e folhas pequenas, bem fechadas e pálidas — quase brancas — de coloração amarela ou vermelha nas bordas. Sua textura é bem crocante e seu sabor, agradavelmente amargo, pode ser forte.
Corte-as em quatro, ao comprido, ou separe-as em folhas individuais. São ideais para saladas sofisticadas e exóticas. Podem ser conservadas na geladeira por até 5 dias.
Uma espécie de chicória de folhas mais largas, tem folhas externas verdes e crocantes e o miolo mais claro. É levemente amarga, porém menos do que a chicória frisada. Vai muito bem misturada com folhas de sabor mais suave.
Constitui um dos mais antigos e conhecidos condimentos em todo o mundo. Se ingerida em grandes quantidades, pode ser boa fonte de vitamina C e de carotenoides.
Da mesma família da chicória, o radicchio possui folhas crocantes vermelho-escuras e brancas, de sabor ligeiramente amargo, que lembra o das nozes. É rico em betacaroteno e outros fitoquímicos que combatem o câncer. É um bom ingrediente para uma salada de folhas verdes, além de ficar delicioso misturado com frutas cítricas.
Esse popular ingrediente de saladas tem folhas verde-escuras alongadas e onduladas, de sabor picante. É rica em carotenoides e ferro.
Essa variedade de salsa é ideal para decoração de pratos. Além disso, pode guarnecer quase tudo: saladas, peixes, assados, carnes etc. Resiste bem à fervura e à fritura.