Higienizar os alimentos é uma parte essencial para eliminação de micróbios e parasitas
As verduras são aliadas conhecidas da saúde! Fonte de fibras, vitaminas e minerais, elas são ingredientes obrigatórios da dieta de quem busca o emagrecimento ou até mesmo o ganho de massa muscular.
Leia também: Perigosos! 4 vegetais que não devem ser consumidos crus.
Uma parte bastante importante do consumo das verduras é o processo de higienização. Lavá-las garante a eliminação de possíveis agente nocivos como micróbios e parasitas.
Como lavar as verduras?
Muita gente acredita que tenha total conhecimento sobre o processo de lavagem das verduras, mas ainda que pareça simples, aprender, ainda mais no que diz respeito à saúde, nunca é demais, não é mesmo? Aprenda agora o passo a passo de como lavar as verduras corretamente.
Preste atenção nas partes que não servem para consumo
Alguns vegetais por serem mal selecionados, ou pela ação do tempo, apresentam partes não recomendadas para o consumo, como as folhas de alface danificadas, unidades de uvas ruins no cacho ou partes marrons na maçã.
Assim sendo, o primeiro passo é retirar os pedaços que apresentem estas características. No caso de cascas amolecidas, cor do alimento alterado, com manchas ou cheiro não característicos, não arrisque e não coma.
Lave as verduras em água corrente
Após definir se as verduras estão próprias para o consumo, lave-as em água corrente! Isso é primordial para a retirada de qualquer sujeira presente nas folhas ou na casca.
Faça uma solução para mergulhas as verduras
Existem soluções próprias para higienizar as verduras. De acordo com o Ministério da Saúde, uma delas é a utilização de água sanitária, sem alvenjante ou perfume, com 1% de hipoclorito de sódio, diluídos em 2 colheres de sopa para cada litro de água. Esse tipo de solução é encontrado em mercados e você acha a informação no rótulo de que elas são destinadas a higienização de alimentos.
Outra alternativa, recomendada pela nutricionista Thaisa Leal, é a de uma colher de água oxigenada a cada 485ml de água potável, que pode ser borrifada sobre as folhas, ou utilizadas para mergulha-lás.
Após esse processo, Thaisa indica o uso de vinagre maçã sobre os alimentos crus e com casca.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!