Aprenda a identificar o entorse, que tirou brasileira da final do atletismo, e a diferenciar as lesões que acontecem nos ossos
Carol Peres | 5 de Agosto de 2024 às 13:11
A brasileira Valdileia Martins teve que desistir de participar da final olímpica do salto em altura no último domingo (04). A atleta que igualou o recorde brasileiro de 1989 acabou tendo uma torção no tornozelo, o que a impediu de seguir na prova. No entanto, essas lesões não acontecem somente com esportistas, por isso é muito importante aprender a identificar a torção para cuidar do problema da maneira adequada.
Embora alguns sintomas sejam parecidos, torção, fratura, contusão e luxação são lesões diferentes, e você aprende a diferenciá-las agora!
Entenda o que é cada lesão e não confunda mais!
A quebra ou fratura é a lesão que acontece quando há uma perda da continuidade óssea, com variações na sua gravidade. Pode ser uma fratura estável, por exemplo, quando as pontas quebradas do osso continuam alinhadas, exposta, quando o osso quebrado perfura a pele, ou de outras formas dependendo do impacto sofrido. Entre os sinais da lesão estão dor da parte machucada, inchaço, hematomas ou aspecto distorcido ou fora do lugar.
Para identificar uma fratura normalmente utilizam-se radiografias, e o tratamento costuma ser feito com analgésicos, repouso, proteção e compressão, e, em alguns casos, procedimentos para colocar o osso de volta no lugar.
Já a luxação acontece somente nas articulações, fazendo com que os ossos que formam uma junção separem-se. Elas acontecem bastante em tornozelos, quadris, ombros, joelhos, dedos e mandíbula, e podem causar hematomas, inchaço e dor. Você pode perceber o deslocamento de um osso ao notá-lo fora do lugar, e a lesão pode causar danos aos nervos ou tendões, então é muito importante buscar tratamento.
Uma torção ou entorse é uma ruptura de um dos ligamentos, tecidos que seguram os ossos nas articulações. Essa lesão também causa inchaço na parte impactada e é bastante dolorosa e, com variações em sua gravidade, mas normalmente curam-se sozinhas e não aparecem em radiografias.
Por fim, a contusão é um trauma sem lesionar nenhuma estrutura motora.
Portanto, caso sofra algum impacto em partes do corpo fique atento para saber se precisa buscar ajuda médica ou somente aguardar a recuperação. Veja também como aliviar fadiga muscular e não deixe de cuidar da sua saúde!
Fontes: Globo Esporte e Manual MSD
Higiene do sono: conheça a técnica de sono que tem sido febre nas redes sociais
4 cuidados essenciais com pele do bebê durante o inverno
Primeira morte por coqueluche no Brasil é confirmada em três anos
Corte no supercílio é grave? Entenda lesão sofrida por Flávia Saraiva na final da ginástica olímpica
O que é amigdalite? Infecção que tirou tenista número 1 das Olimpíadas
Entenda o que é hérnia de disco, lesão que tirou Darlan Romani das Olimpíadas