Novo app detecta covid-19 pela voz.

Apresentado na última segunda-feira (5), o app promete detectar covid-19 pela voz e entregar o resultado em 60 segundos.

Redação | 6 de Setembro de 2022 às 19:11

-

Na última segunda-feira (5), foi anunciado novo app que detecta covid-19 por meio de voz. Trata-se de uma tecnologia que trabalha com inteligência artificial (IA), e foi apresentada no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia, Em Barcelona, na Espanha.

Os desenvolvedores do app, garantem que sua tecnologia é mais precisa do que os atuais testes rápidos disponíveis em farmácias e postos de saúde. Fora isso, por ser um aplicativo, torna-se uma ferramenta mais barata e prática.

O app detecta covid-19 pela voz?

Como já ficou comprovado, a infecção do coronavírus afeta nosso sistema respiratório, assim como as cordas vocais. Desse modo, acaba provocando alteração na voz de uma pessoa testada positivo.

Em cima disto, os criadores resolveram estudar a possibilidade de usar uma inteligência artificial para analisar vozes, com a finalidade de detectar a infecção do coronavírus. E vale lembrar aqui, que os cientistas já utilizam de IA para combate ao vírus. Há, por exemplo, Inteligência artificial que permite prever impacto do coronavírus no organismo.

Entendida essa parte, os cientistas buscaram o aplicativo Covid-19 sounds, da Universidade de Cambridge, como base para pesquisa. No app, encontra-se mais de 850 amostras de áudio, que pertencem a 4.352 pessoas saudáveis e não saudáveis.

Os resultados revelaram que em 308 dos casos verificados, a infecção foi constatada.

Como usar app?

O aplicativo promete ser rápido e prático, porém, ainda não está disponível. (Imagem: gorodenkoff/iStock)

É simples e prático. Ok? Em primeiro lugar, o usuário deverá baixar e instalar o app no próprio celular. Feito isto, será necessário preencher um pequeno questionário com informações básicas sobre dados demográficos, histórico médico etc.

O passo seguinte é a pessoa realizar alguns sonidos, como: respirar profundo pela boca, ler alguma sentença e/ou tossir.

Quando estará disponível?

Ainda não sabemos! O aplicativo está sendo desenvolvido com uma técnica de análise conhecida como “Mel-spectrogram analysis”. Isto significa dizer que, é uma tecnologia capaz de identificar diferentes características da voz. Por exemplo: Potência, volume e variação.

No Congresso, os pesquisadores afirmaram que já concluíram 53.449 análises de amostras de áudio, pertencentes à 36.116 participantes. Os resultados são ótimos. Mesmo assim, ainda é preciso realizar mais testes, antes de ser disponibilizado para o público.

Leia também: Afinal, uma inteligência artificial pode ganhar vida própria?