Entenda o motivo pelo qual a Anvisa suspendeu as vendas do produto 'Powe Honey', o famoso 'mel estimulante'.
A Agência de Vigilância Sanitária determinou a suspensão imediata da venda, distribuição, fabricação e divulgação do suplemento líquido conhecido como Power Honey, popularmente chamado de “melzinho estimulante”. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e vem repercutindo na internet.
O que gerou a proibição da venda do produto
O produto, produzido pela empresa Alemed Nutracêutica Indústria e Comércio Ltda., era comercializado como um “energizante sexual”, com promessas de aumento da libido, elevação dos níveis de testosterona e prevenção de problemas na próstata e muitos anúncios e posts em redes sociais exaltavam esses supostos benefícios.
Contudo, para a Anvisa, essas alegações configuram indicações terapêuticas não comprovadas. Ou seja, o produto prometia efeitos de saúde sem respaldo científico, o que pode induzir o consumidor a erro. Além disso, a análise da composição do produto apontou que o suplemento continha conservantes como benzoato de sódio e sorbato de potássio em níveis acima do limite legal permitido, substâncias cujo uso excessivo representa risco à saúde.
Com a decisão, todos os lotes do produto devem ser retirados do mercado. Estão proibidas sua venda, fabricação, distribuição, propaganda e consumo. A agência alerta consumidores que eventualmente compraram o “melzinho estimulante” a não consumi-lo e a procurar o ponto de venda para pedir esclarecimentos ou reembolso.
Quer continuar acessando conteúdos que importam? A revista Seleções traz, edição após edição, matérias de qualidade sobre saúde que podem contribuir para o seu bem-estar. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos em casa.