A Agência de Vigilância Sanitária proibiu venda de picolé com creatina e motivo surpreendeu.
A Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, fabricação, distribuição e consumo do Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, produzido pela empresa produzido pela J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda, que trazia Creatina em sua fórmula.
Entenda a proibição
Segundo a Anvisa, a creatina, que é popularmente usada como suplemento por praticantes de atividades físicas, não está autorizada para uso em alimentos tradicionais, como doces e sobremesas. A legislação vigente permite o seu uso apenas em suplementos alimentares destinados a adultos.
Portanto, inserir creatina em comidas como picolés representa risco à saúde e contraria as normas sanitárias.
Em entrevista ao SBT News, o médico Alexandre Torelli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte explica que a suspensão da fabricação e venda desses produtos é justificada.
“A creatina é um suplemento, então você deve utilizá-la isolada, só ela, para melhor controle. Quando você passa para um alimento, de duas, três, quatro paçocas, vai fazer mal para ele. Você perde o controle”, aponta o especialista.
Quer se manter informado sobre saúde? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens de qualidade que podem agregar no seu dia a dia. Assine a versão impressa e receba estes conteúdos em casa.