Doença é caracterizada pela queda de fios e pode afetar homens e mulheres. Conheça os tipos de alopecia e o tratamento.
Thaynara Firmiano atualizado por Douglas Ferreira | 5 de Fevereiro de 2021 às 11:24
Nos últimos episódios de "Vai na Fé", Marlene (Elisa Lucinda), a mãe da protagonista Sol (Sheron Menezes), apareceu pela primeira vez sem peruca, revelando o seu segredo. Na cena emocionante, a personagem revelou que sofre com alopecia, uma doença que provoca falhas no cabelo e afeta milhões de brasileiros. Mas, você sabe o que causa a alopecia e como é feito o tratamento?
A alopécia é uma condição caracterizada pela repentina queda de cabelo direto do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Essa condição pode fazer com que a região onde há a queda fique completamente sem cabelo/pelos, deixando a pele ou couro cabeludo exposto.
Leia também: Entenda o que causa a queda de cabelo
A identificação da alopecia pode acontecer quando há a percepção da queda de mais de 100 fios de cabelo por dia. É possível notar a queda no banho, no travesseiro, ou ao pentear o cabelo. Outra forma é notar se há espaços vazios no couro cabeludo ou partes do corpo sem pelos.
Para tratar a alopecia é necessário descobrir qual é a causa da doença. Existem cinco tipos de alopecia, e na maioria dos casos o tratamento é feito com medicamentos de aplicação local recomendados por um médico dermatologista.
Alopecia areata: esse tipo é causado por fatores emocionais ou auto imunes e é caracterizado por intensa queda de cabelo em algumas áreas.
Androgenética: popularmente conhecida como calvície, é causada por fatores genéticos e está associada à taxa de testosterona na corrente sanguínea. O que justifica que seja mais comum em homens.
Traumática: este tipo é causado pelo hábito de arrancar fios de cabelos constantemente e também pode ser causado por traumas na cabeça.
Seborréica: alopecia causada por dermatite, e que pode ser tratada com uso de medicamentos.
Eflúvio: essa caracteriza-se por um período onde há queda natural de cabelo. Quando esse mecanismo se desregula, o período de queda de cabelo tende a ser maior, mas responde bem aos tratamentos clínicos.
Existem várias causas possíveis para a alopecia, que podem ser desde fatores externos até implicações internas. Alguns tipos de câncer podem influenciar na queda do cabelo.
Confira abaixo as principais causas da alopecia:
O melhor tratamento para a alopecia varia dependendo do tipo que você tem. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito através de medicamentos orais.
Já em outros, ou em casos graves, como um complemento, podem ser utilizados produtos de aplicação direta na região onde há a queda de cabelos.
A intradermoterapia, procedimento em que são colocadas agulhas com um pouco de remédio na pele, também pode ser indicada em alguns casos.
Assim como a carboxiterapia, que consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono. Ambas, bem como a medicação, só podem ser realizadas com recomendação médica.
Confira aqui algumas soluções naturais e caseiras para a queda de cabelo!
Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.
Estudo revela alimento que pode induzir a queda de cabelo
Queda de cabelo no pós-parto é mais comum do que você imagina
O que causa queda de cabelo: conheça 10 motivos
Estações mais frias aumentam chances de queda de cabelo; entenda
É verdade que lavar o cabelo todo dia faz mal? Médico responde
Entenda o que causa a queda de cabelo