Alopecia: entenda a doença da personagem de Elisa Lucinda na novela "Vai na Fé"

Doença é caracterizada pela queda de fios e pode afetar homens e mulheres. Conheça os tipos de alopecia e o tratamento.

Thaynara Firmiano atualizado por Douglas Ferreira | 5 de Fevereiro de 2021 às 11:24

- Reprodução/Globo

Nos últimos episódios de "Vai na Fé", Marlene (Elisa Lucinda), a mãe da protagonista Sol (Sheron Menezes), apareceu pela primeira vez sem peruca, revelando o seu segredo. Na cena emocionante, a personagem revelou que sofre com alopecia, uma doença que provoca falhas no cabelo e afeta milhões de brasileiros. Mas, você sabe o que causa a alopecia e como é feito o tratamento?

O que é alopecia?

A alopécia é uma condição caracterizada pela repentina queda de cabelo direto do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Essa condição pode fazer com que a região onde há a queda fique completamente sem cabelo/pelos, deixando a pele ou couro cabeludo exposto. 

Leia também: Entenda o que causa a queda de cabelo

A identificação da alopecia pode acontecer quando há a percepção da queda de mais de 100 fios de cabelo por dia. É possível notar a queda no banho, no travesseiro, ou ao pentear o cabelo. Outra forma é notar se há espaços vazios no couro cabeludo ou partes do corpo sem pelos. 

RELACIONADAS

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

Como se comunicar na era digital da maneira certa

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Para tratar a alopecia é necessário descobrir qual é a causa da doença. Existem cinco tipos de alopecia, e na maioria dos casos o tratamento é feito com medicamentos de aplicação local recomendados por um médico dermatologista.

Quais os tipos de alopecia?

(Imagem: Manuel-F-O/iStock)

Alopecia areata: esse tipo é causado por fatores emocionais ou auto imunes e é caracterizado por intensa queda de cabelo em algumas áreas. 

Androgenética: popularmente conhecida como calvície, é causada por fatores genéticos e está associada à taxa de testosterona na corrente sanguínea. O que justifica que seja mais comum em homens.

Traumática: este tipo é causado pelo hábito de arrancar fios de cabelos constantemente e também pode ser causado por traumas na cabeça.

Seborréica: alopecia causada por dermatite, e que pode ser tratada com uso de medicamentos.

Eflúvio: essa caracteriza-se por um período onde há queda natural de cabelo. Quando esse mecanismo se desregula, o período de queda de cabelo tende a ser maior, mas responde bem aos tratamentos clínicos. 

Quais as principais causas?

(Imagem: Alona Siniehina/iStock)

Existem várias causas possíveis para a alopecia, que podem ser desde fatores externos até implicações internas. Alguns tipos de câncer podem influenciar na queda do cabelo. 

Confira abaixo as principais causas da alopecia:

Quais as formas de tratamento?

O melhor tratamento para a alopecia varia dependendo do tipo que você tem. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito através de medicamentos orais.

Já em outros, ou em casos graves, como um complemento, podem ser utilizados produtos de aplicação direta na região onde há a queda de cabelos. 

 

A intradermoterapia, procedimento em que são colocadas agulhas com um pouco de remédio na pele, também pode ser indicada em alguns casos.

Assim como a carboxiterapia, que consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono. Ambas, bem como a medicação, só podem ser realizadas com recomendação médica. 

Confira aqui algumas soluções naturais e caseiras para a queda de cabelo!


Atenção:

Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Compartilhe:

AS MAIS LIDAS

Estudo revela alimento que pode induzir a queda de cabelo

Queda de cabelo no pós-parto é mais comum do que você imagina

O que causa queda de cabelo: conheça 10 motivos

Estações mais frias aumentam chances de queda de cabelo; entenda

É verdade que lavar o cabelo todo dia faz mal? Médico responde

Entenda o que causa a queda de cabelo