O sedentarismo pode levar a piora da nossa saúde, todavia, alongamentos diários podem ajudar na manutenção da saúde do corpo e mente.
Julia Monsores | 4 de Fevereiro de 2020 às 11:00
Quando crianças, a maioria de nós era tão flexível que tinha a maior facilidade em tocar o queixo com os dedos dos pés. Mas, na idade adulta, muitos possuem dificuldade até para cortar as unhas dos pés. Mas o que nos faz perder toda essa flexibilidade? Fácil: o sedentarismo. E como restaurar? Alongamentos.
O fato é que a pessoa sedentária perde um terço de sua amplitude de movimento durante a vida adulta – uma alteração que pode reduzir seus níveis de atividade e contribuir para o enfraquecimento do coração.
Como a flexibilidade diminui lentamente com o passar dos anos, mal percebemos sua perda até que de repente só conseguimos amarrar os cadarços dos sapatos estando sentados. Mas não temos motivos para desespero. Porque com alongamentos diários, somos capazes de melhorar o nosso quadro.
O sedentarismo é como um ciclo vicioso. Conforme você vai se acomodando, seus movimentos vão ficando mais curtos e difíceis. No entanto, podemos retardar a rigidez do corpo, com simples alongamentos.
É importante também que nos obriguemos a realizar atividades físicas diárias. Isto porque o hábito acaba nos estimulando a execução do relaxamento dos músculos e articulações. Além de nos dar um novo ânimo para o dia a dia.
Leia também: Confira 21 alongamentos para fazer em casa
O mais surpreendente sobre o corpo humano é que, quando usados de modo apropriado, músculos e articulações continuam a operar bem por mais tempo. Quando nos mantemos ativos, nossos músculos, ossos e articulações se fortalecem, regeneram-se e se adaptam; se levamos vidas sedentárias, nossas partes móveis perdem essas propriedades vitais.
Evidentemente, a sobrecarga deve ser evitada, pois pode ter efeitos igualmente danosos. Além de tornar seus músculos mais flexíveis de modo a você poder vir a gostar de ter uma vida mais ativa, o alongamento também ajuda a reduzir a pressão arterial alta e a resistência à insulina, ao diminuir o estresse.
Seus músculos estão equipados com receptores de alongamento que ficam em constante comunicação com o cérebro para medir seu nível geral de tensão. Quando seus músculos estão tensos o tempo todo, seu cérebro envia a mensagem de que você está sob estresse constante. Os alongamentos diários promovem o relaxamento dos músculos, que enviam uma mensagem para o cérebro, sinalizando que está tudo bem.