4 alimentos "saudáveis" que podem sabotar sua dieta sem você perceber

A falta de conhecimento pode ser prejudicial para a saúde e para o processo de emagrecimento

Thyago Soares | 13 de Novembro de 2024 às 17:01

É importante entender quais alimentos realmente são saudáveis, para garantir uma rotina mais equilibrada. - Highwaystarz-Photography / istock

Muitas vezes, acreditamos estar fazendo uma boa escolha ao comprar produtos que parecem ser mais saudáveis e naturais. Contudo, especialistas alertam que é importante ficar de olho nos rótulos dos alimentos para não cair em ciladas.

Segundo nutricionistas, muitos alimentos que parecem ser saudáveis e naturais podem ser, na verdade, ultraprocessados disfarçados. Os alimentos ultraprocessados podem ser classificados como todos aqueles que passam por níveis de processamento durante a sua produção e são carregados com aditivos, conservantes e modificadores de sabor, textura e odor. Ingerir esses alimentos pode contribuir muito para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e obesidade. Fique conosco e saiba quais são os alimentos que você deve ficar de olho na hora de comprar!

4 alimentos que você acha que são saudáveis mas são ultraprocessados

1. Cereais matinais

Os cereais matinais, frequentemente consumidos com leite ou iogurte, podem variar de minimamente processados a ultraprocessados, dependendo dos ingredientes que contêm. Por exemplo, flocos de milho são geralmente simples, mas ao receberem aditivos como corantes, aromatizantes e excesso de açúcar, tornam-se produtos ultraprocessados. Para uma escolha mais saudável, busque cereais com uma lista de ingredientes curta, idealmente com menos de cinco itens.

2. Pão de forma

Apesar de ajudarem a acelerar os lanches na correria do dia a dia, os pães de forma são classificados como processados quando contém apenas ingredientes simples, como trigo, água, sal e fermento. Entretanto, ao receberem aditivos como emulsificantes ou corantes, eles passam a ser vistos como ultraprocessados e representam maiores riscos para a saúde.

3. Barra de cereal

As barras de cereais podem parecer inofensivas, porém, mesmo as que contém granola, nozes, sementes, aveia e frutas secas podem ser classificadas como ultraprocessadas. Isso depende dos ingredientes adicionais contidos na composição do produto. É importante sempre ler a lista de componentes.

4. Sucos de caixa

As bebidas em caixinha frequentemente contêm uma quantidade bem pequena de suco de fruta e conta com uma série de aditivos que podem prejudicar a saúde. Portanto, ao conferir o rótulo, se atente para os ingredientes e para a presença de açúcares, corantes e aromatizantes.

alimentos ultraprocessados alimentos alimentos saudáveis cuidados com alimentação cuidados com saúde

Leia também

Osteoporose e Osteopenia: como cuidar dos ossos para ter uma vida ativa

Gracyanne come fast food pela 1ª vez e reação surpreende

Alimentação para aves: 5 dicas para montar uma dieta equilibrada

Papagaio e calopsita podem comer semente de girassol? Acabe com essa dúvida

Alimentos ultraprocessados podem aumentar risco de demência, diz estudo da USP

Alimentos ultraprocessados prejudicam a sua saúde