Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como prisão de ventre e azia, depois de comerem certos alimentos. Confira algumas dicas!
Julia Monsores | 5 de Março de 2020 às 16:00
Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como prisão de ventre e azia, depois de comerem certos alimentos. Seja pelo excesso de frituras, por ingestão de bebidas durante a refeição ou por intolerância alimentar, por exemplo. E o resultado é um mal-estar que inclui queimação no estômago, dores abdominais e enjoos.
No entanto, já é sabido que os alimentos têm poder curativo, e a solução para os problemas digestivos pode estar na própria alimentação.
A tradição de usar alimentos como ferramentas úteis para o sistema digestivo começou na Grécia Antiga, com Hipócrates. Ele recomendava farelo de trigo e cevada para curar constipação e má digestão, estratégia que ainda hoje faz sentido.
E certamente você já deve ter ouvido falar que as ameixas-pretas regularizam a função intestinal. Mas talvez você desconheça muitos outros alimentos com propriedades terapêuticas e benéficas ao sistema digestivo. Para ajudá-lo a se livrar do mal estar, preparamos uma lista com 9 alimentos medicinais úteis para a o sistema digestivo. Confira!
A infusão de folhas frescas de menta ou hortelã-pimenta, em água fervente por alguns minutos, produz uma bebida refrescante que melhora a digestão e alivia a indigestão.
Mascar ou comer funcho (erva-doce) ou sementes de funcho alivia a indigestão e as cólicas intestinais. Já o chá de funcho alivia náuseas, flatulência e distensão abdominal.
Essa ainda é uma das melhores soluções para a constipação, sobretudo se você ingerir a água de manhã cedo e em jejum. Procure beber pelo menos de oito a dez copos de água por dia, mas evite-a na hora das refeições.
O consumo de iogurte estimula o crescimento de bactérias “amistosas” no intestino, que ajudam a regular o intestino e a digestão. Além disso, ele também ajuda a controlar a candidíase, causada pelo crescimento excessivo da levedura Candida albicans.
Elaborada a partir das sementes de uma planta, o psílio (psillium) é muito usado como fibra dietética para aliviar sintomas de constipação.
Conheça também outros benefícios do gengibre!
Abacaxi e kiwi são ótimas pedidas para depois das refeições, pois contêm enzimas que auxiliam a digestão.
Esse condimento é considerado benéfico nos problemas digestivos, como cólica intestinal, indigestão e flatulência. Ajuda a evitar o refluxo de ácido e a eructação.
Essa hortaliça é rica em frutoligossacarídios, que estimulam o crescimento de bactérias intestinais “amistosas”, que, por sua vez, auxiliam a digestão e aliviam a indigestão.
Uma substância chamada hidroxifenilisatina, encontrada na ameixa-preta, estimula os músculos intestinais e evita a prisão de ventre. Essa substância é responsável pelo efeito laxante suave dessa fruta seca.