Investir em uma alimentação mais saudável e natural, evitando o consumo de alimentos gordurosos e ultraprocessados é o caminho para evitar a má digestão.
Thyago Soares | 6 de Dezembro de 2024 às 10:39
Passar por momentos de má digestão após fazer as principais refeições é algo bastante comum. Quem nunca se sentiu estufado e sofreu com o excesso de gases que atire a primeira pedra. Contudo, a má digestão pode ser facilmente combatida antes mesmo de acontecer. Na hora de fazer as escolhas de alimentos que farão parte do seu prato, optar pelas opções corretas é fundamental para evitar um processo digestivo complicado e dar um jeito nos sintomas da má digestão.
Em entrevista à CNN, a especialista Fernanda Pezzi afirma que fazer escolhas de alimentos naturais pode fazer toda a diferença nesse processo. Evitar a ingestão de frituras, comidas gordurosas e ultraprocesadas pode contribuir de forma enorme para uma digestão saudável.
“Para ter uma melhor digestão o ideal é buscar escolher, dentro do possível, alimentos mais frescos ou mais naturais. Realizar de cinco a seis refeições diárias e evitar alimentos ultraprocessados e alimentos ricos em gordura saturada”, explicou a nutricionista.
A profissional reforça a necessidade de focar em uma dieta equilibrada e especialmente rica em fibras, uma vez que isso auxilia na evacuação. “Dietas pobres em fibras podem causar constipação e prejudicar a saúde intestinal. Por isso, é essencial ter um bom consumo de frutas, verduras e legumes e água e diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados, já que isso ajuda a manter a microbiota intestinal saudável”, explicou.
A hortelã é eficiente no combate a cólicas e desconfortos no estômago. Ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada para dar um toque especial a pratos quentes e saladas.
O abacaxi contém bromelina em abundância; essa enzima facilita a digestão de proteínas, tornando-o uma excelente escolha para sobremesas após refeições mais pesadas.
O gengibre auxilia na produção de sucos digestivos, além de acelerar o processo de esvaziamento do estômago.
Rico em papaína, o mamão contribui para a digestão de proteínas e melhora o funcionamento intestinal graças ao seu alto teor de fibras, sendo indicado para casos de constipação.
Muito além de ser um calmante natural, o chá de camomila é eficaz no alívio de problemas digestivos e indigestão.
Estes 10 alimentos podem ser os culpados pelos seus gases
Nutricionista ensina receita para desinchar e eliminar até cinco quilos em uma semana
Abacaxi melhora a digestão? Veja o que dizem os especialistas
Receita de shake feito com mamão que retarda o envelhecimento da pele e melhora a digestão
Entenda como o estresse afeta o seu sistema digestivo
Como melhorar a digestão: conheça as 10 melhores estratégias