Pesquisa publicada em revista científica acredita ter encontrado relação entre o que comemos e a calvície
A calvície é um problema que atinge milhões de brasileiros. Porém, uma descoberta acidental, feita através de uma pesquisa publicada na revista científica Cell Reports, pode ter encontrado uma resposta que poderá mudar o rumo dos tratamento para a queda de cabelo.
Leia também: Quais são os alimentos bons para a pele?
O estudo, que tinha como objetivo identificar qual gordura promove o crescimento de tumores cancerígenos através da análise de dietas testadas em camundongos, teve um resultado surpreendente e bastante distante do que era esperado.
Ao submeter os roedores à dietas ricas em gorduras a fim de estudar a relação dos alimentos com o surgimento do câncer, a pesquisa apontou que o óleo de peixe, ômega-3, pode ser o principal causador da queda capilar.
Por que o ômega-3 causa queda de cabelo?
Fazendo uso da técnica de fluorescência, os pesquisadores rastrearam o percurso da gordura dentro do organismo dos camundongos, e notaram a presença do óleo do peixe acumulada na pele dos animais, o que desencadeia uma resposta do sistema imunológico que mata as células foliculares, ocasionando a queda dos fios.
A manteiga de cacau, também rica em gordura não apresentou o mesmo efeito que o ômega-3.
Segundo os cientistas, a dieta rica em óleo de peixe não é normalmente associada a distúbios de perda de cabelo, porém, eles afirmam que países com maior número de consumidores dos animais aquáticos possuem um número de maior de calvos.
"Curiosamente, observamos que nações que dependem fortemente de peixes gordurosos como fonte de alimento, como o Japão, apresentam maior incidência de perda de cabelo em comparação com outros países asiáticos".
Outras questões, além da alimentação, estão relacionadas à calvície, confira no vídeo abaixo:
Siga a gente nos nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!