Montar lancheiras saudáveis para crianças pode ser desafiador; seus hábitos instáveis, aliados à influência dos colegas, dificultam a escolha dos
Redação | 29 de Maio de 2019 às 21:00
Montar lancheiras saudáveis para crianças pode ser desafiador; seus hábitos instáveis, aliados à influência dos colegas, dificultam a escolha dos alimentos. Muitas crianças não comem de forma saudável. Uma pesquisa mostrou que mais da metade das lancheiras infantis continha doces ou chocolate e quase metade incluía um salgadinho, como batata chips.
Ao mesmo tempo que a qualidade da comida fornecida pelas escolas foi colocada sob os holofotes por meio do trabalho de chefs de cozinha famosos e programas de culinária, as lancheiras passam despercebidas pelo controle de qualidade. Alguns colégios passaram a adotar diretrizes que incentivam os pais a mandar refeições nutritivas para as crianças; algumas proibindo salgadinhos, doces ou chocolate. Até escolas sem uma política específica oferecem conselhos gerais. Para um almoço saudável, tente incluir os seguintes itens na lancheira:
Adolescentes são mais independentes e querem ter mais controle sobre o que comem. Como estão passando por uma época importante de desenvolvimento e amadurecimento do corpo, precisam obter informações consistentes e positivas sobre nutrição e comida.
Se a escola do seu filho adolescente fornece refeições, confira o cardápio e estimule escolhas saudáveis. Caso você faça o almoço que ele leva, diga quais são os alimentos que está incluindo e explique por que deixou de fora batatas chips, barras de chocolate ou bebidas gasosas. Pode ser que você precise conciliar o que gostaria que seu filho comesse com o que ele considera bacana almoçar na frente dos amigos.
Muitos jovens podem comer fora da escola durante o almoço. Pode não ser fácil, mas tente saber o que eles pedem em cafés e fast-foods, para, assim, encorajá-lo a consumir pratos saudáveis. Nos intervalos e para depois das aulas, prepare lanchinhos com frutas, legumes e grãos integrais.