Nutricionista revela dicas para ter uma boa alimentação no outono. Confira a entrevista com Isabella Barreto, Hospital Adventista Silvestre.
A chegada das temperaturas mais amenas contribui para uma mudança na alimentação no outono, que tem um aumento de alimentos quentes como sopas, caldos, chocolate quente, fondues, chás e cappuccino, além de bebidas alcoólicas como o vinho. Isso porque o frio, que já começa a aparecer nesta época, e segue no inverno, faz com que as pessoas procurem alternativas na alimentação para elevar a temperatura corporal. No entanto, o problema é que frente às baixas temperaturas, os alimentos ricos em sódio, açúcares, gorduras saturadas e trans também são mais procurados.
“No frio o nosso organismo eleva mais o gasto energético para manter o corpo aquecido e assim necessita de maior quantidade de calorias. Porém, é possível fazer escolhas saudáveis para compor o cardápio na estação mais fria do ano. Evitar temperos prontos ricos em sódio, reduzir o consumo de alimentos industrializados e embutidos, evitar o excesso de açúcar nas preparações. Não esquecer também de elevar o consumo de frutas, verduras e legumes, além de uma boa hidratação para manter o corpo saudável e fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados tão comuns nessa época do ano”, explica a nutricionista Isabella Barreto, do Hospital Adventista Silvestre.
Alimentação no outono: aposte nas sopas
As sopas são ótimas opções para fazer parte do dia a dia nesta época. É uma opção leve e saudável que pode ser consumida como prato principal ou parte de uma refeição. São altamente nutritivas compostas de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e podem ser preparadas sem exagerar na ingestão de carboidratos, tão procurados nessa época do ano.
Por isso, privilegie alimentos frescos como:
- Cenoura;
- Couve flor;
- Abóbora;
- Batata doce ou batata inglesa;
- Couve;
- Espinafre;
- Inhame;
- Abobrinha, entre outros.
A nutricionista, Isabella Barreto, sugere ainda outros alimentos para equilibrar a refeição.
“Adicione uma proteína à preparação e utilize temperos naturais, pois são as melhores escolhas para tornar as sopas saudáveis e elevar o valor nutritivo. Outra dica é acrescentar o azeite na porção que irá consumir por ser composto de gordura boa. E para finalizar, é interessante adicionar semente de abóbora, semente de girassol, gergelim para elevar o teor de fibras e dar aquela”, indica.
Chá anti-inflamatório
Segundo a nutricionista, ter uma xícara de chá ao lado durante o inverno ajuda o nosso corpo a ficar aquecido. Além disso, os chás auxiliam na digestão, fortalecem o sistema imunológico, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, proporcionam efeito termogênico e ação calmante.
Algumas dicas de chás para esse tempinho maravilhoso: chá de maçã com canela, chá de hibisco, chá de capim cidreira e chá verde. Confira aqui outros benefícios dos chás para a sua saúde.
Dicas de alimentação para o outono
Chá de gengibre com mel
Ingredientes
- 3 gengibres cortados em rodelas
- 400 ml de água filtrada
- Mel
Modo de preparo
- Colocar o gengibre cortado em uma leiteira com a água filtrada.
- Deixar ferver por 7 minutos. Em seguida, adoçar com mel.
Sopa creme verde
Ingredientes
- 2 folhas de couve
- 150 g de brócolis cortado
- 150 g de abobrinha cortada
- 50 g de alho-poró picado
- 150 g de peito de frango desfiado
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola picada
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de semente de girassol
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Cozinhar e desfiar o frango. Em seguida, cozinhar a couve, a abobrinha e o alho poró no vapor.
- Bater a couve com 400 ml de água; refogar a cebola, o alho e o alho poró no azeite.
- Acrescentar a couve batida e o frango desfiado; adicionar sal à gosto e a semente de girassol.