Os óleos presentes na alfazema, usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês, também ajudam a digestão, reduzem a ansiedade e
Douglas Ferreira | 15 de Agosto de 2020 às 21:00
Os óleos presentes na alfazema, usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês, também ajudam a digestão, reduzem a ansiedade e combatem a insônia. Existem evidências científicas de que um dos óleos desta planta, o álcool perílico, pode vir a ser usado até mesmo no tratamento do câncer.
Arbusto perene de belas flores violáceas ou azul-claras, a alfazema (lavanda) tem uma longa história como remédio. As flores secas podem ser usadas como um sachê, que, colocado sob o travesseiro, propicia um sono repousante. O aroma de sua flor provém de óleos que estimulam o nervo olfativo e acalmam o sistema nervoso central. O simples perfume pode ser tão efetivo para propiciar um repouso tranquilo quanto os medicamentos para dormir (que podem causar dependência).
A alfazema também atua contra a ansiedade ou a agitação. Pesquisadores descobriram que seu uso está relacionado ao aumento das ondas cerebrais associadas ao relaxamento.
Coloque um pouco de óleo essencial de alfazema em um difusor para aromatizar o ambiente. Se você não tiver um difusor, pingue 3 gotas do óleo em meio litro de água fervente e inale o vapor. Quando tiver tempo para uma extravagância, acrescente óleo de alfazema ou um punhado de flores de alfazema secas à água do banho para combater o estresse.
Não é coincidência que a alfazema seja usada como linimento de massagem. Seus óleos essenciais são facilmente absorvidos pela pele. Seus efeitos sedativos no sistema nervoso central podem ajudar a relaxar. O óleo puro, vendido em lojas de produtos naturais, é muito concentrado – não se deve usar mais que 1 ou 2 gotas diretamente sobre a pele. Misture-o com um “veículo”, como azeite ou óleo vegetal.
Ponha um pouco do óleo sobre cada têmpora quando tiver dor de cabeça e massageie para obter grande alívio.
Os médicos alemães frequentemente recomendam o chá de alfazema para ajudar na digestão. Os óleos relaxam os músculos lisos do trato digestivo e aliviam as cólicas gástricas e intestinais após as refeições. O chá também reduz os gases intestinais. Para fazer uma infusão, cubra 1 ou 2 colheres de chá cheias de flores de alfazema com 1 xícara de água fervente durante 10 minutos.
Os taninos presentes na alfazema matam bactérias e ajudam a evitar a infecção de pequenos cortes e arranhões. Embeba um pano limpo em infusão de alfazema e aplique a compressa sobre a ferida.
A mesma substância química da alfazema que combate infecções cutâneas alivia o prurido e a irritação das otites.
O óleo de alfazema possui leves propriedades analgésicas. Parece reduzir a transmissão de impulsos nervosos que conduzem sinais de dor. Misture algumas gotas do óleo em 1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal e massageie o local.
A alfazema também alivia a coceira, graças à sua ação anti-inflamatória. É o remédio perfeito para picadas e ferroadas de insetos.