Flávia Leonel Santana contou já ter passado dias sem tomar banho por conta da doença
Cadu Guarieiro | 19 de Junho de 2023 às 17:57
A influenciadora digital e professora de yoga Flávia Leonel Santana viralizou no TikTok por um motivo surpreendente e extremamente curioso. Apresentando manchas vermelhas pelo corpo, Flávia reveleu sofrer de uma alergia que parece mentira para muitas pessoas.
Leia também: Bactéria pode ser causa de endometriose, aponta novo estudo.
Até o momento, o vídeo da mulher soma 1 milhão de visualizações, e mais de 117 mil curtidas.
Flávia foi diagnosticada com a urticária aquagênica, nome técnico dado a quem tem alergia à água, há aproximadamente 10 anos, quando ainda era adolescente.
De acordo com a influenciadora, as bolinhas vermelhas aparecem no mínimo contato com a água e se assemelham à picada de mosquito.
"Basta a água bater um pouco na minha pele que já sinto se formar uma bolhinha, como se tivesse levado uma picada de mosquito. Quando estou no banho, geralmente tento ficar na água até que a coceira se torne insuportável e saio correndo para me secar e tentar evitar os sintomas mais intensos", afirmou.
As crises de coceira por vezes podem durar horas, ainda que a pele esteja seca, motivo este que já impediu a mulher de tomar banho por alguns dias, contou ela.
O tratamento da doença, como no caso de outras alergias é feita a base de antialergicos comuns, ou em casos mais severos, por corticoides.
Ainda que a alergia não se manifeste através do consumo do líquido, pode ser desencadeada por qualquer contato, seja ele o suor ou lágrimas.
Gabriela Andrade Coelho Dias, membro do Departamento Científico de Urticária da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imuologia), em entrevista ao portal Metrópole, explicou sobre a dissidência maior da urticária aquagênica em mulheres.
"A prevalência é maior em mulheres, com o início da doença ocorrendo durante a puberdade ou pós-puberdade devido à imaturidade do sistema imunológico. No entanto, ainda não há uma explicação conclusiva do porquê ela atinge mais esse público", afirmou a profissional.
Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!
Alergia a cachorro: 5 dicas para minimizar sintomas
Sarna é transmissível? Dermatologista responde essa e outras dúvidas sobre doença
Dermatite seborreica tem cura? Dermatologista explica
Entenda o que é a alergia ao suor seus sintomas e tratamento
Urticária nervosa: o que é, sintomas e tratamento
Mistério médico: diagnosticando uma alergia rara