Condição pode afetar todas as áreas do corpo, e em alguns casos o diagnóstico é difícil de ser definido.
O cantor Justin Timberlake chamou a atenção do público ao revelar nesta quinta-feira (31) o diagnóstico da doença de Lyme. O caso serviu como um alerta para esse distúrbio que pode ter complicações graves, mas também despertou curiosidade sobre outras personalidades que precisaram lidar com a condição.
Além de Timberlake, outros nomes notáveis inspiram incontáveis pessoas em sua jornada de superação da doença de Lyme.
O que é a doença de Lyme?
A doença de Lyme trata-se de uma infecção transmitida por carrapatos da espécie Ixodes que se alimentam de sangue. No momento da picada, a bactéria Borrelia burgdorferi entra na pele, desloca-se até a corrente sanguínea e passa a se propagar pelo organismo da vítima.
Os sintomas se manifestam em diferentes estágios, começando com uma mancha vermelha localizada na região da picada, e evoluindo para cansaço, febre, dores em diferentes regiões do corpo, entre outros. Caso a infecção não seja tratada nas fases iniciais, o quadro pode levar a complicações neurológicas ou reumatológicas.
Famosos que já enfrentaram a doença de Lyme
Timberlake não foi o único a lidar com a infecção pela bactéria Borrelia burgdorferi, confira outras personalidades que relataram batalhas contra a doença de Lyme.
1. Justin Bieber
O site TMZ noticiou que Justin Bieber foi diagnosticado com a doença de Lyme em 2019, e o cantor canadense confirmou a informação pelo Instagram.
"Enquanto muitos ficavam dizendo que 'Justin Bieber está horrível' ou usando drogas, eles não perceberam que recentemente fui diagnosticado com a doença de Lyme. Não apenas isso, eu tive um caso crônico de mononucleose que afetou a minha pele, meu cérebro, minha energia e minha saúde no geral", escreveu na época.
Esta não foi a única vez que o intérprete de 'Baby' e 'Sorry' enfrentou problemas de saúde em sua carreira, visto que em 2022 ele revelou também sofrer com a Síndrome de Ramsay, que causa paralisia facial.
2. Bella Hadid
A modelo Bella Hadid contou à Vogue que os seus sintomas da doença de Lyme começaram quando ela ainda estava na oitava série. Ela precisou dar uma pausa na carreira em 2023.
"Tenho tanta gratidão e uma nova perspectiva sobre a vida. Esses mais de 100 dias de tratamento para a doença de Lyme, doenças crônicas e coinfecções — somados a quase 15 anos de sofrimento invisível — valeram a pena, se eu puder, com a graça de Deus, viver uma vida espalhando amor a partir de um coração cheio e sendo verdadeiramente eu mesma, pela primeira vez. Tentei escolher as fotos mais positivas que pude, porque, por mais dolorosa que tenha sido essa jornada, o desfecho foi a experiência mais iluminadora da minha vida — cheia de novos amigos, novas visões e um novo cérebro", detalhou no Instagram.
3. Avril Lavigne
A cantora Avril Lavigne também precisou ficar um tempo afastada da carreira para se recuperar da infecção bacteriana. A artista canadense expôs o diagnóstico em 2015, e compartilhou ter dificuldades em entender o que estava a afetando negativamente.
"Eu passei os últimos anos casa doente lutando contra a Doença de Lyme. Estes foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais", contou Avril.
4. Shania Twain
A também cantora Shania Twain deu detalhes de sua batalha contra a doença de Lyme no programa britânico "Loose Women" em 2020. Os sintomas relatados por Shania foram problemas nas cordas vocais e perda da voz, que tornou necessário dar uma pausa nas apresentações.
"Levei anos para descobrir o que estava afetando minha voz, e eu diria que provavelmente uns bons sete anos antes que um médico conseguisse descobrir que era um dano nervoso nas minhas cordas vocais causado diretamente pela doença de Lyme."