Menstruação atrasada não significa necessariamente gravidez! Confira outros fatores que alteram o ciclo menstrual.
A gravidez é uma das causas de menstruação atrasada mais conhecidas - e, para alguns, a mais assustadora. Porém, existem precedentes físicos e emocionais que podem alterar a menstruação. Para além da gravidez, confira algumas causas comuns para menstruação atrasada.
Leia também: 6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular
Além da gravidez: causas comuns para menstruação atrasada
Para evitar alarmes desncessários (ou criar outros) separamos 5 fatores, além da gravidez, que podem justificar mudanças no seu ciclo menstrual.
1. Síndrome de Ovários Policísticos
Um dos principais sintopas do SOP (Síndrome de Ovários Policísticos) é a alteração do ciclo menstrual. O SOP é um distúrbio hormonal muito comum que se caracteriza pela presença de cistos que podem causar diversos tipos de problemas.
Esse distúrbio afeta mais de 2 milhões de mulheres por ano no Brasil. Confira detalhes sobre causas, sintomas e tratamentos da Síndrome de Ovários Policísticos.
2. Estresse
Muitos estudos se dedicam a entender a relação entre o estresse psicológico e os hormônios e, através deles, foi comprovado que o estresse pode sim alterar o ciclo menstrual. Caso você esteja em uma rotina muito acelerada ou ansiosa por algum motivo, seu corpo age de acordo.
Quando o estresse se manifesta no corpo, muitas vezes começa pela boca; entenda como o estresse pode afetar a saúde bucal.
4. Distúrbios limentares
Mudanças bruscas na alimentação e distúrbios alimentares como a anorexia e bilimia podem causar irregularidades. Ao perder peso com muita rapidez, o corpo acaba produzindo uma quantidade exagerada de estrogênio (hormônio sexual feminino) e atrasando ou eliminando a menstruação.
Estar acima ou abaixo do peso também pode acarretar em variações na menstruação. Descubra como manter seu peso estável.
5. Medicamentos
Alterações em dosagens e iniciar uma nova medicação pode afetar diretamente partes do seu corpo, inclusive o ciclo menstrual. A pílula do dia seguinte, por exemplo, é um medicamento que possui vários efeitos colaterais.
Confira algumas dicas de como administrar seus remédios.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!