Conheça esse grande aliado para incrementar a sua rotina de skin care.
Sentiu a necessidade de dar uma recalchutada na sua pele? Talvez seja um bom momento de começar a introduzir o AHA na sua rotina de skin care. Benéfico em diversos fatores e eficaz contra uma série de problemas que afetam a nossa pele, o AHA pode ser a solução para os seus problemas.
Leia também: Em busca da pele perfeita? Veja a ordem correta de aplicação de cosméticos.
Sigla engraçada, AHA na verdade é a abreviação para álfa-hidroxiácidos. Praticamente uma super estrela no mundo dos cosméticos e dermocosméticos, o AHA é super famoso entre os entusiastas de cuidados com a pele.
O que é AHA?
AHA nada mais são do que grupo de ácidos derivados de plantas e frutas, eles estão presentes em incontáveis fórmulas de cosméticos e dermocosméticos e apresentam uma série de benefícios com o seu uso. Alguns dos ácidos mais comuns e famosos desse grupo são:
- cítrico
- glicólico
- láctico
- málico
- mandélico
Benefícios do uso dos AHAs
Os alfa-hidroxiácidos agem como um esfoliante químico, então é recomendado que sejam ministrados e receitados por dermatologistas.
Inúmeros são os benefícios que eles apresentam para a pele, como por exemplo: diminuição de linhas finas, clareamento de manchas, sinais e renovação celular. Outros benefício são o aumento da maciez da pele e do brilho.
Clareamento de manchas
Ideal para o tratamento das manchas trazidas pelo envelhecimento natural da pele e da exposição ao sol, os AHAs agem no clareamento dessas áreas através da renovação celular que promovem.
Auxiliam na produção de colágeno
Proteína responsável pela firmeza e elásticidade da pele, o colágeno começa a ter sua produção diminuída após os nossos 25 anos de idade. Os AHAs ajudam a incentivar a produção de colágeno através da destruição das fibras de colágeno antigas, fazendo com que o corpo entenda como necessária a produção de novas.
Redução de sinais e linhas de expressão
Através da renovação celular, os AHAs auxiliam na diminuição das marcas de expressão e linhas finas. Estudo australiano aponta melhora significativa de 9 em cada 10 voluntários submetidos à tratamento com alfa-hidroxiácidos.
Método de uso e cuidados necessários
Como a maioria dos produtos com ingredientes ativos similares aos ácidos, o uso em demasia pode causar irritação da pele. É necessário consultar um dermatologista para determinar a quantidade ideal de uso para a sua pele em específico.
Leia também: Dermatologista explica como romã pode rejuvenescer a pele.
Como qualquer outro ácido, o uso dos AHAs requer também o uso de protetor solar. O Fps é o seu melhor amigo, ao promover a renovação das células da sua pele, você deixa as novas células saudáveis expostas à danos. Então é recomendado o uso de FPS 30, ao menos, para garantir a proteção dessa pele. Veja mais dicas sobre cuidados com a pele:
Gostou do conteúdo? Veja também: O que é Dermaplaning? Conheça a nova técnica de skincare do momento e seus riscos.