Saiba as diferenças entre água tônica e refrigerante e quais os riscos de consumir essa bebida em excesso!
A água tônica é uma das bebidas que vem se popularizando de maneira viral! O consumo dessa bebida cresceu pelo seu gosto amargo típico e pelas muitas possibilidades de coquetéis que podem ser preparados tendo ela como ingrediente principal. Mas será que a água tônica é tão diferente dos refrigerantes comuns? Vamos ajudar você a entender.
Leia também: Bebidas alcoólicas: quanto pode ser considerado demais?
Diferenças entre água tônica e refrigerante
Os refrigerantes e a água tônica possuem diferenças na composição, entretanto, de maneira geral as águas tônicas são um tipo de refrigerante. O que diferencia essas bebidas é a composição e o sabor, a "tônica" em questão possui um gosto bastante característico que é conferido pela água carbonatada e pelo quinino, o que confere o gosto amargo típico dessa bebida e a difere diretamente dos refrigerantes comuns.
De acordo com o site Minha Saúde, ambas as bebidas são adoçadas e gaseificadas artificialmente e ambas podem oferecer riscos para a saúde se consumidas de maneira excessiva. Se tratando de água tônica, é possível encontrar versões dela com mais ou menos açúcares e até mesmo com a adição de outros sabores, o que pode facilitar no preparo de coquetéis.
Benefícios da água tônica
Listamos alguns benefícios que a água tônica pode oferecer com o seu consumo.
1. Baixas calorias
Comparada a muitos refrigerantes, a água tônica tende a ter menos calorias, tornando-a uma escolha mais leve para quem está atento à ingestão calórica.
2. Refrescância com menos açúcar
Algumas versões oferecem opções com menos açúcar, proporcionando uma alternativa refrescante para quem procura reduzir a ingestão de açúcar.
Riscos do consumo excessivo de água tônica
Listamos alguns riscos que o consumo em excesso dessa bebida pode acarretar.
1. Excesso de açúcar
Muitas águas tônicas contêm açúcar adicionado, cujo consumo excessivo pode contribuir para problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e obesidade.
2. Quinino em excesso
Embora o quinino em pequenas quantidades seja seguro, o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e reações alérgicas.
3. Teor calórico
Mesmo sendo mais leve que alguns refrigerantes, a água tônica ainda possui calorias. O consumo em excesso pode contribuir para o ganho de peso.
Gostou desse conteúdo? Confira também: 7 bebidas alcoólicas mais saudáveis para beber sem se preocupar no Carnaval
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.