Saiba se o consumo de água com gás pode fazer mal para a saúde segundo a opinião de especialistas.
A água com gás é uma bebida amplamente consumida e inclusive, muitos indivíduos acabam a consumindo de forma diária. Refrescante, borbulhante e uma alternativa aos refrigerantes e até mesmo à água tradicional, a água com gás divide opiniões, afinal será que o seu consumo pode fazer mal? Vamos te ajudar a entender.
Faz mal para o estômago?
A água com gás nada mais é do que água mineral acrescida de dióxido de carbono (CO₂) sob pressão, o que gera as bolhas que a distinguem da água tradicional. Há opções de água com gás que são gaseificadas naturalmente e podem ser encontradas em algumas fontes, mas a mais comum é a industrializada, que passa por esse processo para ganhar a efervescência.
Um dos principais mitos em torno da água com gás é de que ela prejudicaria o estômago de forma direta. Segundo especialistas, para a maioria das pessoas saudáveis e quando consumida de forma esporádica, ela não representa nenhum risco significativo para a saúde a longo prazo. Contudo, o seu consumo excessivo deve ser evitado!
De acordo com a nutricionista Karla Leal, o consumo exacerbado dessa bebida pode ocasionar em desconfortos gástricos, excesso de gases e sensação de inchaço. Isso se deve ao fato da bebida ter o dióxido de carbono em sua composição.
Uma publicação da Unimed também alerta que o PH da água gaseificada é um pouco mais ácido do que o da água mineral comum, o que também deve servir de alerta para quem possui sensibilidades estomacais ou intestinais. O consumo excessivo pode acabar irritando a mucosa gástrica, causando dores e desconfortos.
Outro alerta fica por conta da formulação das águas gaseificadas industrializadas, já que segundo Karla Leal, muitas tendem a conter uma adição de sódio em sua composição. Isso é prejudicial para os rins, mas também é um alerta para os hipertensos, uma vez que o sal pode aumentar a pressão arterial.
A dica é controlar o consumo e se for beber água com gás industrializada, verificar o rótulo da bebida a fim de conferir se há sódio adicionado na composição da mesma.