Saiba qual é o objetivo e os benefícios trazidos pelos procedimentos da acupuntura.
Walter Farias | 31 de Janeiro de 2023 às 10:26
Muitas pessoas já ouviram falar ou viram alguma imagem de alguém durante um procedimento de acupuntura. Porém, mesmo sendo uma técnica com mais de 5.000 anos, a modalidade terapêutica continua trazendo dúvidas no ocidente. No final das contas, para que serve? Quais são os benefícios da acupuntura?
Leia também: Shiatsu: a massagem capaz de aliviar dores crônicas
Confira abaixo a resposta dessas e outras perguntas sobre esse saber milenar da medicina tradicional chinesa.
Acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos. Como você já deve ter visto em imagens, ela se utiliza de agulhas, moxas ( queima da erva artemísia produzindo calor local) e outros instrumentos para provocar a liberação de substâncias químicas do próprio organismo e assim promove o tratamento adequado ao paciente.
Atualmente, muitos profissionais acreditam que a técnica pode ser empregada no tratamento de muitas doenças, como alergias, artrites etc. Porém, a acupuntura também é vista em tratamento de dores, náuseas e vômitos.
Por isso, você pode se perguntar: "Afinal de contas, para que serve a acupuntura?". Veremos abaixo a resposta dessa pergunta.
Mesmo sendo milenar, ainda não se sabe com exatidão todas as possibilidades da acupuntura. No entanto, já é entendido que ela geralmente é indicada para complementar o tratramento de algumas situações. Portanto, pode-se dizer que com certeza a acupuntura serve para:
Essa diversidade de possibilidades também possui uma explicação. Ocorre que, a ideia básica da acupuntura é de que a saúde depende do movimento do qi (pronuncia-se "tchii"), uma força vital que atravessa o corpo por um sistema de canais, ou meridianos muito similar as nossas veias.
Leia também: O que são remédios naturais e como funciona o tratamento
Desta forma, acredita-se que a dor ou doença acontece quando o fluxo do qi é bloqueado ou desequilibrado. Por isso, a colocação das agulhas em pontos específicos ao longo dos meridianos é capaz de restauras o fluxo de energia apropriado, estabelecendo o equilíbrio. Assim, curando o corpo do paciente ou promovendo um alivio de dor.
Os benefícios para a acupuntura para a saúde do seu corpo podem ser muitos. No entanto, para solucionar de forma saudável o seu caso, é necessário passar por um terapeuta que fará uma avaliação. Só assim será possível saber o que deverá ser feito ao longo do procedimento.
De modo geral, o terror das agulhas é mais pisicológico do que outra coisa. Isto porque, a dor da agulha é quase inexiste. Em verdade, só sente-se a picada dela e depois quase que de imediato você sente as dores que te levaram até o terapeuta.
Leia também: Como prevenir dor nas costas na gravidez
Dito isso, segundo a Organização Mundial da Saúde, os efeitos do tratamento promovido pela acupuntura pode oferecer alívio e reabilitação de mais de 40 doenças. Além disso, também é capaz de auxiliar na dependência de álcool, tabaco e outras drogas.
Gostou do nosso conteúdo? Então fique por dentro das nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro das cuiriosidades e novidades do momento.
Acupuntura sem agulhas alivia dores e pode ser feita em casa
Para que serve hamamélis? Conheça 13 funções curativas dessa planta medicinal
Como acabar com a enxaqueca naturalmente
Como a fisioterapia ajuda no alívio da dor
6 tipos de massagem que aliviam a dor
Terapia da privação do sono: saiba o que é e para o que serve