Veja alguns detalhes que podem te ajudar a lidar com a ressaca
Luana Viard | 13 de Fevereiro de 2024 às 15:00
A manhã após uma noite de curtição pode ser desagradável, especialmente se você acordou com aquela temida ressaca. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Selecionamos algumas dicas infalíveis para amenizar os sintomas e fazer a sensação passar mais rápido.
De forma geral, as notícias não são tão boas, pois profissionais apontam que não existe um remédio ou receita mágica para curar a ressaca e, segundo especialistas, os sintomas podem ter uma duração de oito a doze horas. Para o ressacado, só resta esperar passar!
Basicamente, a ressaca é o resultado de uma intoxicação pelo álcool. Raymundo Paraná, médico hepatologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica para o site g1, que o primeiro passo de metabolização do álcool passa pelo estômago, por uma enzima chamada álcool desidrogenase.
"Cada pessoa tem uma quantidade diferente e é como se essa enzima fosse a primeira passagem que modula a quantidade de álcool que vai chegar ao fígado. No fígado, o álcool se transforma em acetaldeído – um composto que causa desidratação celular, pode agredir as células e dá a sensação de mal-estar”, afirma o hepatologista.
Christian Morinaga, gerente do Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês, aponta que não existe uma quantidade segura para não ter ressaca, mas quanto mais álcool ingerimos, maior a chance e a intensidade da ressaca. O médico ressalta que o tema também não é brincadeira.
“É muito importante ressaltar que a ressaca é um dos sintomas do uso abusivo do álcool e, portanto, sua recorrência deve servir como um alerta acerca do uso não saudável da substância.”, afirma o profissional.
A ingestão exagerada de álcool também pode levar a consequências mais graves, para além da ressaca, como o coma alcoólico.
"O indivíduo apresenta uma intoxicação e embriaguez num grau elevado e isso faz com que ele deprima o Sistema Nervoso Central (SNC) e entre em coma. O álcool em excesso também pode causar arritmias em pessoas com predisposição", alerta médico.
Não existe um tratamento específico para a ressaca! O médico diz que existem alguns pontos importantes para previnir o mal-estar no dia seguinte.
No caso, antes de consumir bebidas alcoólicas, é importante ter alguns pontos de cautela.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!