Saiba o que pode causar dor de cabeça ao acordar e o que isso pode dizer sobre a sua saúde, segundo especialistas.
Nada pior do que acordar se sentindo mal, não é mesmo? Despertar com dor de cabeça é uma experiência desagradável e é motivo de preocupação para muita gente, especialmente se isso ocorre de forma recorrente. As dores de cabeça matinais podem ser algo trivial, mas também há a possibilidade de que elas sejam fruto de algo mais grave.
Principais causas apontadas pelos especialistas
1. Distúrbios do sono e insônia
A dificuldade para adormecer ou manter o sono pode levar ao aparecimento de cefaleia matinal. Apneias do sono, que são interrupções na respiração durante o descanso, também são causas comuns, uma vez que fragmentam o sono e impactam negativamente a recuperação noturna.
2. Bruxismo e postura inadequada
Ranger os dentes durante a noite, também conhecido como bruxismo, gera tensão na mandíbula e pode desencadear dor de cabeça matinal. Dormir com travesseiro inadequado ou em posições erradas pode causar tensão cervical e culminar em cefaleia ao despertar
3. Estresse, má postura e cortisol elevado
O estresse crônico e a tensão muscular, especialmente nas áreas do pescoço e dos ombros, são causas frequentes de cefaléia tensional, ocasionando em uma sensação de “peso” ou “capacete” sobre a cabeça.
4. Desidratação e alimentação irregular
Dormir desidratado ou pular refeições ao longo do seu dia pode acarretar em dores de cabeça ao acordar, o corpo alerta que precisa de nutrientes e líquidos para funcionar corretamente
Quando a dor de cabeça matinal exige atenção médica
Embora o fato de eventualmente acordar com dor de cabeça não necessariamente seja algo grave, se isso se torna algo frequente, é necessário ter atenção. Segundo publicação do Hospital Einstein, é imprescindível ter atenção caso esses incômodos causados pela cefaléia venham a se tornar algo rotineiro.
Como citamos ao longo da matéria, a dor de cabeça matinal pode ter causas simples ou sinalizar problemas que merecem atenção. Observe seus sintomas, ajuste hábitos e, se necessário, procure orientação médica. Cuidar da saúde é o primeiro passo para acordar com mais disposição e bem-estar.