Possivelmente perigoso, uso de ácido se torna viral e toma conta das redes.
Imagina poder trocar o seu desodorante por um tônico facial? Apesar de parecer uma bobagem completa, essa ideia se tornou viral no TikTok e ganha adeptos mundo afora. Milhares de usuários da rede social de vídeos curtos compartilharam suas experiêcias com o uso desse produto nas suas axilas.
Com o uso da hashtag #glycolicacidasdeodorant, usuários do TikTok compartilham seus relatos. As publicações com a tag já passaram as 27 milhões de visualizações na rede. Mas será que o método é seguro e funciona?
Entenda o que é o ácido glicólico
Ativo já conhecido dos aficionados por skincare, o ácido glicólico faz parte da família do ácido lático, sendo considerado parte da família dos AHAs (alfa-hidroxiácidos). Sendo parte da composição de diversos cosméticos e dermocosméticos, esse componente pode ser encontrado na cana de açúcar, de acordo com a farmacêutica e bioquímica Joyce Rodigues.
Leia também: Estudo revela segredo que pode elevar o seu prazer na hora H.
Ainda de acordo com Joyce, por ter menor peso molecular, a penetração profunda do ácido na pele é mais fácil. Seu efeito principal é promover a renovação da pele através da descamação, ou seja, renovando as células do tecido através de uma esfoliação química.
O ácido glicólico é eficaz contra os odores das axilas?
Segundo a famacêutica, por ser sim que o uso do ácido traga resultados para os seus usuários. Através da eliminação de bactérias e células mortas da região, é possível que a emissão de maus odores seja de fato diminuída.
No entanto, o princípal ativo que combate a transpiração na região ainda está ausente. O sal alumínio presente em desodorantes é o que combate o suor excessivo na área aplicada.
Quais os riscos do uso desse ácido nas axilas?
O uso de qualquer ativo similar ao ácido glicólico precisa ser feito com muita cautela. Itens que promovem uma esfoliação química devem ser ministrados com cuidado e guiados pela ajuda de um profissional.
Joyce alerta especialmente para a aplicação do ácido sob regiões mais delicadas e finas da pele. O mal uso do mesmo pode acarretar em vermelhidões, irritação e até mesmo uma possível inflamação no local, requerendo muita atenção e cuidados.
Veja mais sobre os perigos de usar ácidos no seu skin care sem a orientação e os cuidados de um profissional:
Gostou desse conteúdo? Confira também: O que é ponto G? Entenda mais sobre essa zona de prazer.