A curcumina é o ingrediente ativo do açafrão, tempero muito presente em pratos da culinária asiática. Anti-inflamatória e antioxidante, a curcumina também
Redação | 15 de Junho de 2019 às 19:00
A curcumina é o ingrediente ativo do açafrão, tempero muito presente em pratos da culinária asiática. Anti-inflamatória e antioxidante, a curcumina também oferece proteção contra algumas das nossas piores doenças, com um mecanismo ainda não explicado.
Num estudo tailandês com pré-diabéticos, publicado em 2012, metade dos participantes recebeu cúrcuma e a outra metade, placebo. Em nove meses, 16,4% do grupo do placebo desenvolveu diabetes tipo 2. Já os que consumiram açafrão não apresentaram a doença.
Além disso, um estudo realizado por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) revelou que a curcumina também pode auxiliar na prevenção do câncer de estômago.
Parece que a curcumina também ajuda a aliviar os sintomas da osteoartrite, de acordo com um estudo de 2010. Além disso, um relatório de 2012 mostrou o leve benefício do açafrão no combate aos sintomas da artrite reumatoide.
O açafrão é usado como tempero há séculos e é provável que a maioria possa tomar curcumina, mas tenha cuidado se apresenta problemas na vesícula biliar ou refluxo gastroesofágico.