Regime polêmico seguido por Gracyanne Barbosa pode apresentar riscos para quem não tem acompanhamento adequado.
Thyago Soares | 15 de Janeiro de 2025 às 10:30
A musa fitness, empresária e modelo Gracyanne Barbosa pegou a internet de surpresa ao ser anunciada como um dos nomes que integra o grupo ‘Camarote’ do BBB25. Gracyanne já rendeu muitos memes na web devido a sua dieta, uma vez que a artista já declarou ser adepta da dieta do ovo, chegando a consumir até 40 ovos por dia.
Assim como Virgínia Fonseca, Gracyanne virou notícia devido a quantidade exorbitante de ovos que consome diariamente. O regime que tem os ovos como base alimentar pode sim apresentar alguns benefícios para a saúde, contudo, a dieta do ovo também pode fazer muito mal.
Em entrevista ao PurePeople, a nutróloga Dra. Marcella Garcez, Diretora Associação Brasileira de Nutrologia, reforça a importância de contar com acompanhamento médico e nutricional antes de começar qualquer regime alimentar similar à dieta do ovo.
"As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de um a três ovos por dia, independentemente da prática de exercícios. Qualquer valor acima desse deve ser acompanhado por um profissional especializado", alerta.
Segundo a profissional, o consumo exacerbado de ovos pode ocasionar em um ganho de peso não intencional, além de possivelmente sobrecarregar os rins e alterações nas taxas de triglicerídeos e colesterol de indivíduos que possuem predisposição.
Garcez reforça que é importante ter diversidade na alimentação e comenta que as carnes brancas e vermelhas também podem ser opções ótimas de proteína para você incluir na sua dieta.
"As carnes vermelhas apesar de serem ricas em proteína, também possuem grande quantidade de gordura saturada, que aumenta os níveis de colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardiovasculares. O mesmo vale para o frango, que deve ser ingerido sem pele, dando preferência ao peito assado ou grelhado para evitar a ingestão exagerada de gordura", esclarece a especialista.
Também há opções vegetais que podem ser introduzidas na dieta e assegurar uma nutrição adequada de proteína, como é o caso do feijão, quinoa, ervilha e grão de bico. É especialmente importante que pessoas veganas saibam fontes não animais de proteínas a fim de garantir uma boa nutrição.
Vitória Strada revela segredo para manter o corpão e impressiona
Nutricionista passa 30 dias comendo alimentos ultraprocessados e revela o que descobriu
Dieta do ar e macrobiótica? Conheça os regimes que Madonna seguiu