A maioria dos homens de meia-idade têm maior propensão a desenvolver algum problema na glândula. Confira medidas para prevenir problemas na próstata.
Elen Ribera | 22 de Novembro de 2019 às 20:00
A próstata é uma glândula que, aumentada, pode causar maior frequência miccional e problemas com o jato. Mais gravemente, de fato, essa glândula também fica propensa a alterações cancerígenas. Mas você pode fazer muitas coisas para manter sua próstata em boa saúde tanto agora quanto no futuro.
Veja também nosso artigo sobre hiperplasia prostática benigna (HBP).
A castanha é rica em selênio, um mineral protetor. Num estudo americano de cinco anos, por exemplo, homens que consumiram 200 mcg de selênio ao dia tiveram 63% menos tumores na próstata. Em resumo, a castanha-do-pará é a melhor fonte – uma única contém 75 mcg.
Homens que desenvolvem problemas miccionais devem pedir a seus médicos que revejam os medicamentos receitados para outros problemas. Dessa maneira, um estudo concluiu que diversos medicamentos – inclusive antidepressivos, anti-histamínicos, broncodilatadores e diuréticos – contribuem para 10% dos sintomas do trato urinário inferior em homens.
Antes de começar um tratamento para dificuldades miccionais, pergunte ao seu médico se mudanças em sua medicação atual poderiam ser uma solução possível. Acredite se quiser.
Para homens com a próstata aumentada, que têm problemas para urinar, uma injeção de Botox, a toxina botulínica usada no tratamento antirrugas, nesse sentido, pode ser a solução. Um estudo mostrou que sua aplicação pode reduzir sintomas como micção frequente e ITUs por até um ano, quase sem efeitos colaterais.
O extrato da casca dessa árvore perene, por certo, pode ajudar a diminuir a próstata aumentada e, na França, tornou-se um dos tratamentos mais amplamente utilizados para essa doença. A ameixeira-africana é rica em fitosteróis anti-inflamatórios, os quais podem ser a origem de sua eficácia. Primeiramente, pergunte ao seu médico se esse remédio natural pode lhe ser benéfico.
Elas são fontes de zinco, ou seja, mineral que os cientistas concordam que tem papel significativo na saúde da próstata. O zinco protege do aumento e das alterações cancerígenas. Coma um punhado de sementes cruas por dia. Outros alimentos que contêm zinco em abundância: mexilhões, carne, leite e derivados, germe de trigo e cereais integrais.
Um estudo mostrou que uma dieta pobre em gordura com suplementos de óleo de peixe, por quatro a seis semanas antes da remoção da próstata, pode retardar o crescimento do câncer de próstata. Nos homens que seguiram a dieta, o tecido do câncer de próstata apresentou menos células dividindo-se rapidamente, em comparação com aqueles que estavam comendo alimentos ocidentais tradicionais, ricos em gordura.
O óleo de linhaça é outra excelente fonte de ácidos graxos ômega-3; adicione uma colher (sopa) do óleo à sua comida todos os dias para a saúde da próstata.
Homens que consumiram dez ou mais porções de tomate por semana cortaram em mais de 45% o risco de câncer de próstata segundo um estudo americano recente. O licopeno, que confere a cor vermelha ao tomate, em princípio, interfere na capacidade das células cancerígenas de se multiplicar, espalhar-se e invadir os tecidos do organismo.
Tomates enlatados e cozidos, bem como os molhos de tomate, parecem ter o efeito anticancerígeno mais potente.
Tomar um longo banho na banheira faz bem à próstata, reduzindo o inchaço e a inflamação. Portanto, faça uma relaxante imersão na banheira de 20 e 45 minutos por dia.
Pesquisadores descobriram que o óleo de rícino – extraído da planta cróton nativa da Indonésia e das Ilhas do Pacífico – mata células do câncer de próstata e reduz os tumores nessa glândula. Por isso, pergunte ao seu médico sobre esse remédio natural.
Por fim, se seu médico solicitou uma biópsia transretal da próstata. Assim, coloque fones de ouvido que isolam o ruído externo e ponha Bach para tocar. Cerca de 20% dos homens acham altamente estressante esse procedimento invasivo. Num estudo americano, a pressão arterial diastólica foi medida em participantes submetendo-se à biópsia sem sedação; alguns haviam escutado Bach nos fones, outros não. A pressão arterial dos que não ouviram música estava significativamente mais alta.
Após a cirurgia de próstata, cerca de 10% dos homens sofrem de incontinência urinária de estresse – perda do controle da bexiga induzida por espirro, tosse ou atividade física. Um novo tratamento cirúrgico envolve inserir uma bandagem de apoio através da uretra. Visto que a pressão desse suporte fecha a uretra e evita as perdas de urina, os primeiros resultados da técnica parecem promissores.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Câncer colorretal: aumento de casos entre público jovem preocupa médicos
Câncer de próstata: novo exame de sangue detecta doença em 94% dos casos
Como prevenir o câncer de próstata
Estudos apontam que tomate ajuda a prevenir o câncer de próstata
Problemas da próstata: saiba como a alimentação pode ajudar
Conheça o novo tratamento para a hiperplasia prostática benigna