Se a dor não for tratada ela pode roubar-lhe a vitalidade e tornar difícil aproveitar o dia a dia. Veja 9 dicas de curar e controlar a dor.
Douglas Ferreira | 25 de Abril de 2020 às 17:00
Não é inevitável sentir dor, porém muitas condições que causam dor se tornam mais comuns à medida que você envelhece. Se não for tratada, a dor pode roubar-lhe a vitalidade e tornar difícil aproveitar o dia a dia. Veja abaixo 9 dicas de curar e controlar a dor.
A crença equivocada de que a dor é inevitável na velhice pode privá-lo de tratamento eficaz. Não fique envergonhado em relatar as dores que sente ao médico. Ele ajudará a aliviá-las.
De acordo com pesquisadores, cruzar os braços quando você sente dor confunde o cérebro e pode reduzir a intensidade da dor. É importante que você não esconda a dor esperando que ela suma. Procure sempre um médico.
A acupuntura e a acupressão têm sido usadas há séculos na China e em outros países orientais para ajudar no alívio da dor. Foram publicados vários estudos mostrando que essas terapias podem de fato aliviar ou até mesmo acabar com a dor.
Leia também: Conheça os benefícios da acupuntura para o seu corpo
A meditação consciente envolve concentrar-se no aqui e agora e estar consciente de seu ambiente. Uma pesquisa examinou idosos com dor lombar crônica e relatou que aqueles que aprenderam a meditar sentiam menos dor e tinham melhor atenção, melhor padrão de sono e maior bem-estar.
Leia também: Mindfulness ou meditação concentrada: saiba a diferença e como praticar
Usar a imaginação guiada ou visualização – imagine-se relaxando numa piscina de água azul curativa – ajudou a reduzir os sintomas e o uso de medicamentos num grupo de portadores de osteoartrite, de acordo com um estudo.
Algumas pesquisas indicam que os alimentos que comemos influenciam os sintomas da artrite reumatoide. Um estudo descobriu que ser vegano e eliminar o glúten pode ajudar a aliviar a dor associada ao distúrbio.
Leia também: Experimente 11 pratos vegetarianos e diversifique seu cardápio
Um estudo com dois grupos de mulheres com fibromialgia descobriu que a respiração lenta reduzia suas avaliações da intensidade da dor.
Se o médico aprovar, tente a fisioterapia, a quiropraxia ou a massoterapia. Sempre consulte um profissional conceituados, que pertença ao conselho regional da especialidade.
Peça encaminhamento a uma Clínica de Alívio da Dor, na qual uma equipe de especialistas ajudará a elaborar um programa de tratamento abrangente.