Conheça os benefícios do brócolis e aprenda como incluí-lo à sua alimentação para fortalecer seu organismo e combater doenças.
Douglas Ferreira | 15 de Fevereiro de 2022 às 17:00
Uma das verduras mais nutritivas e estudadas, o brócolis é rico em vitaminas, minerais e outras substâncias poderosas capazes de combater vários tipos comuns de câncer, entre outras doenças. Ninguém sabe exatamente por quê, mas ele parece ter mais capacidade de proteção que outros vegetais crucíferos (da família do repolho).
Contudo, não é bom exagerar no consumo. Apesar de ser rico em fitoquímicos, fibras e vitaminas, o brócolis também pode causar flatulência e inchaço abdominal se consumido em excesso.
Confira a seguir os benefícios do brócolis e o que ele pode fazer pela sua saúde.
Além dos benefícios já citados, o sulforafano presente no brócolis ajuda o organismo a combater infecções causadoras de inflamação nos pulmões e nas artérias.
Um estudo constatou que homens que ingeriam cinco ou mais porções de vegetais crucíferos por semana tinham metade da probabilidade de desenvolver câncer de bexiga, ao longo de um período de 10 anos, quando comparados aos homens que raramente os comiam. O brócolis e o repolho foram apontados como os alimentos mais protetores.
A vitamina C do brócolis ajuda na formação do colágeno, elemento essencial para uma pele saudável.
O brócolis é rico em folato, fibras e antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer colorretal.
Um novo estudo sugere que o consumo de brócolis e outros vegetais crucíferos melhora a probabilidade de sobrevivência ao câncer de mama. De um grupo de mulheres estudadas na China, 62% tiveram menos chances de morrer em decorrência do câncer de mama e 35% delas tiveram menos chances de recorrência com uma dieta regular de vegetais crucíferos, quando comparadas às mulheres que não seguiam esse tipo de alimentação.
A vitamina K do brócolis ajuda a melhorar a saúde dos ossos.
A maioria das pessoas consome pouca vitamina C, e um estudo comprovou que adultos com deficiência dessa vitamina podem ser mais resistentes à perda de peso. Em contrapartida, pessoas que tinham níveis adequados de vitamina C no organismo queimavam 30% mais gordura após uma sessão de exercícios que pessoas com vitamina C baixa.
Pode parecer difícil escolher o brócolis perfeito para as suas refeições, mas se você seguir as dicas abaixo não tem como errar.
Embora muitas receitas com brócolis utilizem apenas as flores e folhas, o talo também é delicioso e pode ser usado. Com uma faca afiada, retire os talos e, em seguida, corte-os transversalmente.
Outra forma interessante é cozinhar o brócolis normalmente e depois amassá-lo com leite e temperos e servi-lo como sopa. Você pode ainda incluir um pouco de queijo parmesão ralado por cima.
O brócolis também pode ser usado para acompanhar petiscos. Basta misturar um pouco de brócolis cozido, picado e amassado com Cream cheese e espalhar em tortinhas. Cubra com fatias de peito de peru e enrole.
Esse vegetal também rende um excelente molho verde para massas. Amasse os brócolis cozidos com azeite de oliva, alho e pimenta vermelha moída e use a mistura como molho. Veja aqui outras receitas diferentes e deliciosas para aproveitar os benefícios do brócolis!
O brócolis é mais bem aproveitado se consumido um ou dois dias após a compra. Mas caso você não consuma uma parte, guarde o brócolis fresco sem lavar em um saco plástico aberto na gaveta de legumes da geladeira.
O vegetal também pode ser congelado com facilidade: após o cozimento, escorra e mergulhe em uma vasilha com água gelada e gelo por 3 minutos. Escorra novamente e coloque em uma embalagem adequada para o congelador.
O brócolis é muito versátil e pode ser usado em várias receitas deliciosas. As melhores maneiras de se cozinhar o vegetal é no vapor, forno ou em uma frigideira com um pouco de caldo ou água. Esses métodos são melhores do que mergulhá-lo em água fervente, pois alguns dos minerais e vitaminas se perdem e acabam ficando na água. O brócolis cozido deve ter uma cor verde viva e ser tenro o suficiente para ser cortado com uma faca e ainda assim permanecer crocante.