Escolher uma atividade física adequada é uma questão pessoal e prática, mas nem sempre fácil. Tire as suas dúvidas e comece já a se exercitar!
Douglas Ferreira | 31 de Outubro de 2019 às 12:00
Escolher uma atividade física adequada é uma questão pessoal e prática. Não realize um exercício apenas porque acredita que ele possa lhe fazer bem. Você deve sentir prazer em executá-lo. Muitas pessoas acham que alternar tipos diferentes de exercícios pode trazer mais benefícios e mantê-las motivadas. As perguntas e respostas a seguir podem ajudá-lo a decidir o que é melhor para você.
A melhor maneira é fazer exercícios específicos para treinamento de força, como musculação. Porém várias formas de treinamento aeróbico e ioga também podem ajudar.
Faça exercícios aeróbicos para aumentar a frequuência cardíaca e queimar gordura. Treinamento cardiovascular, corrida e ginástica aeróbica são atividades adequadas. Se estiver acima do peso, comece com caminhadas leves ou natação. Tais exercícios não exercem pressão extra nas articulações.
Se você estiver muito fora de forma, inicie aos poucos um novo programa de exercícios. Caminhar e nadar são ótimas maneiras de melhorar sua aptidão física sem sobrecarregar o corpo. Exercícios de flexibilidade também podem ser úteis.
A maioria dos exercícios pode ser adaptada para ser feita em casa. Bons exemplos são os de flexibilidade, ioga, pilates, aeróbicos e de treinamento de força. Aqui no site nós já falamos de 21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa, clique no link e confira! Há também aplicativos que podem ajudá-lo nesta tarefa.
O melhor a fazer é limitar-se a um exercício de baixo impacto, como caminhada, natação ou ciclismo leve, que não sobrecarregarão músculos e articulações. Exercícios de flexibilidade como ioga ou pilates podem ajudar a prevenir lesões. Confira aqui como ter articulações saudáveis.
Atividades de baixo impacto, como caminhada, natação, ciclismo e tai chi chuan, são apropriadas para pessoas com mais idade. Dançar é uma forma divertida e sociável de manter o tônus muscular e a flexibilidade. Veja aqui algumas ideias de exercícios sem impacto que qualquer pessoa pode fazer em casa.
O tipo de exercício escolhido depende das metas que você estabeleceu. Mas é importante achar uma atividade de acordo com suas preferências e interesses, com sua idade e disponibilidade de tempo. Não vai adiantar se ela se tornar uma tarefa árdua. Então, se a ideia de ir à academia não for prazerosa, não vá. Você encontrará outra atividade mais adequada, seja ioga ou dança.