A deficiência de ferro leve pode resultar em redução da atenção em adultos e no mau desempenho escolar em adolescentes.Confira como melhorar a sua absorção.
Douglas Ferreira | 22 de Fevereiro de 2020 às 17:00
A manutenção de uma boa fonte de ferro fornece energia, ajuda o funcionamento do sistema imunológico e aguça os sentidos. Veja abaixo algumas formas de melhorar a sua absorção de ferro.
A carne e o peixe contêm boas quantidades de ferro, então coma porções desses alimentos regularmente.
O álcool em quantidade moderada estimula a absorção de ferro – uma boa razão para tomar uma taça de vinho à refeição.
Evite café, chá e leite na hora das refeições, pois os três contêm substâncias que inibem a capacidade do corpo de absorver ferro.
Leia também: Anemia: saiba como identificar e evitar
Fitato ou ácido fítico, se combinado com outros minerais, incluindo o ferro, inibe a absorção dele. Para assegurar o máximo de absorção de ferro dos alimentos nas refeições, evite incluir cereais integrais, nozes e sementes, que são ricos em fitato, na alimentação.
A vitamina C melhora a capacidade do corpo de absorver o ferro dos alimentos. Beba um suco de laranja ou inclua frutas cítricas nas saladas ou sobremesas para a ingestão de vitamina C.
Para ingerir vitamina C suficiente – até 500 mg diariamente – você pode precisar tomar suplementos. Outros suplementos benéficos são cápsulas multivitamínicas de complexo B.
Lembramos que todas as informações contidas neste post servem apenas para informar e não substituem a consulta médica. Antes de tomar qualquer medida em relação a sua saúde, sempre procure um especialista que irá orientá-lo e acompanhá-lo durante o tratamento.