A dor nas costas pode existir em decorrência de má postura, do envelhecimento ou de acidentes. Mas com alguns passos é possível evitá-la! Confira 6 dicas!
Douglas Ferreira | 24 de Abril de 2020 às 21:00
A dor nas costas pode existir em decorrência de má postura, do envelhecimento ou de acidentes. A postura tem influência direta no bom envelhecimento e na ocorrência de lesão por acidente. Bons hábitos – postura correta, técnicas adequadas para erguer objetos e exercícios físicos de fortalecimento e flexibilidade – diminuem o risco de dor nas costas.
O segredo para a manutenção de costas saudáveis é estar consciente da boa postura e dos movimentos do dia-a-dia que submetem a coluna vertebral e os músculos que a sustentam a pressão desnecessária. Descubra agora 6 maneiras de fortalecer as costas e evitar as dores!
Avalie a postura, tanto na posição sentada quanto em pé – é fácil adquirir maus hábitos sem se dar conta. Dê uma boa olhada em você sempre que passar por um espelho.
Quando tiver de ficar na mesma posição por um longo período, tente fazer um intervalo a cada 20 minutos para se movimentar e alongar.
Esse tipo de salto acentua a curvatura normal das costas e projeta a pelve para trás, o que pode contribuir para problemas nos joelhos e nas costas.
Evite usar somente uma das alças da mochila. Isso sobrecarrega um lado do seu corpo e pode prejudicar a coluna. Quando carregar uma sacola, maleta ou mala pesada, tente alternar o peso, mudando de braço.
Uma carteira “gorducha”, no bolso de trás, pode pressionar o nervo ciático. Portanto, é bom ficar atento a este hábito tão enraizado no nosso dia a dia.
Não tire uma soneca à frente da TV, esparramado no sofá. Essa posição não elimina a pressão na coluna e, por estar dormindo, você não muda de posição quando começa a sentir desconforto nas costas.