Selecoes
Selecoes

6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular é um problema comum entre mulheres de diferentes idades. Conheça algumas doenças que podem causar esse sintoma.

Thaynara Firmiano | 8 de Junho de 2021 às 14:00

Natalia Lavrenkova/iStock
Natalia Lavrenkova/iStock -

As reclamações sobre o ciclo menstrual irregular são muito comuns. Desde meninas mais novas, em seus primeiros ciclos, até mulheres na perimenopausa sofrem com o problema. No entanto, essa irregularidade na menstruação, tão associada à gravidez, pode ser sinal de algo mais grave.


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.


Entender o que acontece com nosso corpo é extremamente importante. E a falta de menstruação pode ser sintoma de uma série de doenças. Para compreendermos um pouco mais, separamos uma lista com seis doenças que podem tornar seu ciclo menstrual irregular.

RELACIONADAS

O moço utiliza uma fantasia de cachorro da raça border collie - Imagem: reprodução Twitter

Japonês explica porque gastou R$75 mil para se tornar um cachorro

Vamos te ensinar os cuidados essenciais para evitar lábios rachados durante o inverno. - Marina Demeshko / istock

Como proteger os lábios do frio e evitar rachadura

Regina Duarte como Raquel em 'Vale Tudo', 1988. - Reprodução

'Vale Tudo': saiba qual o final de cada personagem na versão original

Leia também: Como calcular o período fértil: saiba mais sobre essa fase do ciclo menstrual

1. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é, em suma, uma deficiência na produção de hormônios da tireoide. A ausência ou diminuição desses hormônios tem influência em vários aspectos do funcionamento do corpo humano. Bem como, no ciclo menstrual. 

Essa doença pode ter como um de seus sintomas o ciclo menstrual irregular. Por exemplo, um fluxo muito intenso e/ou com muitas cólicas. Em caso de primeiro ciclo, pode acontecer uma antecipação da menstruação.

Também é comum que haja uma antecipação do ciclo. Podendo uma mulher que tenha um ciclo de 28 dias, passar a ter um ciclo de 24.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertiroidismo podem influenciar no ciclo menstrua.l (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

2. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo, ao contrário do hipotireoidismo, é o excesso da produção de hormônios da tireoide. Sua presença em maior número também reflete em diversos aspectos do organismo. O efeito na menstruação pode ser desde fluxo baixo, até a ausência de fluxo menstrual. 

Nessa doença, a primeira menstruação de uma menina pode acontecer mais tardiamente. E os ciclos menstruais podem ser irregulares, se tornando mais espaçados e até mesmo ausentes. 

3. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) também é uma das causa para o ciclo menstrual irregular. (Imagem: Menshalena/ iStock)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que causa aumento dos ovários com o surgimento de pequenos cistos ao redor deles. Por vezes, essa doença é descoberta após a mulher apresentar alguns dos sintomas mais comuns, que incluem, dentre outros, a irregularidade no ciclo menstrual.

Na SOP, o mais comum é que as mulheres apresentem ciclos menstruais mais longos (duração maior que 35 dias). Mas, também pode apresentar amenorreia (menstruação ausente por mais de 6 meses), o que a torna imprevisível. 

4. Tumor na hipófise

Também conhecido como adenoma, esse é um tumor considerado raro e, em sua maioria, benigno. O tumor na hipófise possui como um de seus sintomas o excesso ou falta de alguns hormônios, o que pode acarretar em irregularidades no ciclo menstrual além de outros problemas no sistema reprodutivo que podem levar à infertilidade. 

5. Endometriose

A endometriose entre outras coisa deixa o ciclo menstrual irregular, pode causar fortes cólicas e dores na região pélvica. (Imagem: Staras/iStock)

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o útero – fora do útero. É possível que ele esteja presente nas trompas, ovários, bexiga e no intestino.

Seu principal sintoma é a irregularidade menstrual. É comum que haja dores antes da menstruação, cólicas menstruais intensas. Também é possível que os fluxos sejam mais intensos ou irregulares. Outros sintomas envolvem a alteração intestinal durante a menstruação.  Para saber mais sobre tipos, sintomas e tratamentos para a doença, clique aqui!

6. Miomas 

Os miomas, ou fibromas, são tumores benignos do útero que causam distúrbio hormonal. Esse distúrbio forma no útero alguns nódulos firmes e com coloração esbranquiçada. Um dos sintomas do mioma pode, à princípio, se confundir com a menstruação: o sangramento uterino anormal. Entenda melhor o que são miomas uterinos e conheça todos os sintomas e saiba como se prevenir.

Compartilhe: