Pare de sofrer com dores nas costas! Confira algumas dicas de como corrigir a postura e ter mais conforto na hora de dirigir.
Pessoas que dirigemmais de 40 mil quilômetros por ano faltam, em média, 22 dias ao trabalho por causa de dor nas costas em comparação com apenas três dias de falta daqueles que dirigem menos. Contudo, parte do problema é a postura que os motoristas têm: uma postura de “banana”, curvando-se ao volante e alongando as pernas para alcançar os pedais. Saiba como corrigir a postura!
Quando se está dirigindo, há menos oportunidades para ajustar a postura ou para levantar-se e movimentar-se. Além disso, as vibrações da estrada agravam o problema, aumentando a fadiga muscular e a compressão dos discos intervertebrais.
Porém, não há como eliminar totalmente esse estresse – porque até mesmo a melhor posição para dirigir exerce maior tensão nas costas do que a posição em pé. Há, no entanto, maneiras de se proteger contra a lesão de longa duração nas costas. Eis algumas dicas de como corrigir a postura enquanto dirige:
1. Escolha o carro certo
Se você tiver problemas nas costas deve considerar a compra de um carro com câmbio automático para evitar as frequentes mudanças de marcha. Um veículo com direção elétrica reduz os incômodos movimentos de ombros e tronco, necessários para estacioná-lo. Escolha um carro com assentos de tecido e não de couro ou vinil, pois o tecido proporciona melhor aderência e controle, impedindo o deslizamento para uma postura relaxada.
2. Entre no carro com cuidado
Tente não provocar uma torção no corpo ao entrar no carro ou sair dele. Se isso for desconfortável, entre sentando-se de lado e depois vire-se para a frente; ao sair, vire o corpo na direção da porta e, então, ponha os pés no chão do lado de fora e desça. Uma almofada solta poderá ser útil.
3. Ajuste o banco
Outra boa ideia de como corrigir a postura é colocar o encosto do banco numa posição reta ou ligeiramente reclinada. Dessa forma, impedirá que você se afunde no banco e reduzirá os efeitos da vibração na coluna vertebral. Posicione a parte do assento de modo que você possa alcançar os pedais com facilidade e certifique-se de que o quadril esteja mais alto que os joelhos. Mas se você compartilha o carro com outra pessoa, não esqueça do reajuste no banco antes de dirigir.
4. Ajeite o suporte da cabeça
Para evitar as lesões em chicote, certifique-se de que o topo do suporte esteja nivelado com o topo da cabeça e não abaixo do nível dos olhos.
5. Segure o volante da maneira correta
Não aperte demais o volante e certifique-se de que o está segurando na posição correta (use o ângulo “10 minutos para as 2 horas” como parâmetro). Se seu carro tem volante ajustável, coloque-o em um ângulo confortável.
6. Faça intervalos regulares
Ainda que a sua postura seja boa, você precisa mudar de posição regularmente. O ideal é fazer um intervalo de 15 minutos, pelo menos, a cada duas horas. Durante o intervalo, caminhe um pouco ou faça alguns exercícios simples para o pescoço e as costas.