Você já ouviu falar do mirtilo? Também chamada de blueberry, essa frutinha proporciona vários benefícios para a saúde. Saiba mais sobre ela!
Letícia Taets | 13 de Fevereiro de 2021 às 20:00
Você já ouviu falar do mirtilo? Também conhecida como blueberry, esta frutinha azul costuma crescer em arbustos de pequeno porte, em florestas úmidas. É muito popular nos Estados Unidos e na Europa.
O cultivo do mirtilo no Brasil ocorre principalmente na região Sul, com início nos meados dos anos 1980.
De gosto parecido com o da uva, a blueberry é cheia de componentes benéficos para a saúde, como antioxidantes e flavonoides, que são fitonutrientes de ação anti-inflamatória e também antioxidante.
Por causa da grande quantidade de antioxidantes presentes no mirtilo, é comprovado que a fruta ajuda a manter a visão em boas condições. Ao juntar o consumo da blueberry com outras pequenas ações do dia a dia, é possível obter bons resultados.
Uma porção de 100 gramas de mirtilo contém apenas 57 calorias, sendo ideal para quem mantém uma dieta com baixo consumo calórico. Além disso, possui uma grande quantidade de nutrientes como ferro, zinco, cobre, ácido fólico e vitaminas B e C.
Em virtude de suas propriedades antioxidantes, foi comprovado que essa fruta atua no sangue reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL). Estudos recentes comprovam que consumindo 50 gramas de mirtilo por dia, é possível perceber uma melhora nos níveis de LDL em poucas semanas.
Um estudo publicado pelo King College de Londres em 2019 apontou que o consumo de 200g de mirtilo por dia ajudou a reduzir a pressão arterial do grupo de controle em aproximadamente um mês, por causa da antocianina encontrada nafruta.
Além do auxílio no combate à hipertensão, as antocianinas presentes no mirtilo também ajudam a melhorar o funcionamento cerebral, mantendo a memória afiada.
É comprovado que os benefícios dessa fruta podem auxiliar no trato da infecção urinária, visto que, graças ao princípio ativo das antocianinas presentes nele, pode evitar que as bactérias se prendam às paredes da mucosa do trato urinário.
É possível consumir o mirtilo nas mais diversas formas: desde a fruta fresca, passando por chás, geleias, cheesecakes, chá e em cápsulas. A torta de mirtilo também é deliciosa e uma excelente pedida!