Praticar exercícios é fundamental para todas as idades. Conheça alguns dos benefícios dos exercícios para a vida durante a adolescência.
Douglas Ferreira | 29 de Agosto de 2019 às 14:16
Os adolescentes, como as crianças, são beneficiados pela atividade física regular. Embora possa parecer que seu filho adolescente não dá atenção ao que você diz, você ainda é um modelo. Em geral as ações valem mais do que as palavras, portanto, dê o exemplo.
Embora gostem de assumir o controle, os adolescentes precisam de orientação. Reserve um tempo para estar presente caso seu filho pratique um esporte e parabenize-o pelas conquistas. Incentive-o a ter bom condicionamento físico e saúde, mas não se concentre no peso corporal. Se ele estiver acima do peso, aborde a questão com cuidado e sensibilidade.
O importante é que a prática regular de exercícios proporciona condicionamento físico e pode ter impacto real na autoimagem, aumentando a segurança e a autoestima. Confira abaixo 6 benefícios dos exercícios para os adolescentes!
Adolescentes passam grande parte do tempo ocupados com a escola e as provas. O exercício físico é uma das melhores formas de desacelerar e também estimula a capacidade de aprendizado.
Estudos mostram que adolescentes ativos tendem a ser menos solitários e tímidos, têm menos sentimentos de desamparo e maior autoestima.
Aderir a um programa de treinamento ou à prática regular de um esporte pode promover a adesão a outros programas, como aulas de reforço ou redação.
O exercício consome tempo e energia e, assim, reduz a chance de que o adolescente se sinta entediado e insatisfeito. Um jovem ávido por obter força e condicionamento físico pode se sentir menos tentado a experimentar drogas e álcool.
O exercício aeróbico parece ter efeito positivo sobre o comportamento, o estresse e a ansiedade. A atividade libera endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar. Em uma fase de oscilações de humor associadas aos hormônios, quanto mais endorfinas, melhor.
O exercício é um excelente canal para liberar a pressão e melhora o comportamento agressivo.