As cebolas são ricas em substâncias que protegem contra doenças graves. Descubra os benefícios da cebola e como escolher corretamente.
As cebolas são membros da família das aliáceas, que também inclui o alho e o alho-poró. As variedades de cores branca e amarela são ideais para cozinhar, pois se tornam suaves e doces com o cozimento e dão sabor aos outros alimentos. Além disso, elas fazem maravilhas pela nossa saúde! Descubra abaixo 6 incríveis benefícios da cebola, e também como escolher e armazenar corretamente.
Benefícios da cebola para a saúde
1 Protege contra câncer de pulmão
Um estudo norte-americano publicado no Journal of the National Cancer Institute demonstra uma relação significativa entre uma alimentação com alto consumo de flavonoides e uma redução do risco de câncer de pulmão. Entre os alimentos com os flavonoides que oferecem a maior proteção estão a cebola, a maçã, a laranja e o morango.
2 Afasta outros tipos de câncer
Os compostos sulfurosos e os flavonoides na cebola podem bloquear o potencial cancerígeno de alguns carcinogênicos. Um estudo chinês relatou que homens que comiam pelo menos uma colher de sopa de cebola picada e outros vegetais relacionados (como alho, cebolinha e alho-poró) por dia tinham aproximadamente metade do risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com homens que comiam menos de 1/4 de colher de sopa (4 ml) desses vegetais diariamente.
3 Previne o infarto do miocárdio
Curandeiros há muito recomendam a cebola como um tônico cardíaco, e pesquisadores agora documentaram que a adenosina, uma substância semelhante ao ácido acetilsalicílico presente na cebola, impede a formação dos perigosos coágulos que levam ao infarto.
4 Aumenta os níveis do “bom” colesterol
Estudos indicam que a cebola protege as artérias contra obstrução graças à elevação dos níveis sanguíneos do HDL, (o colesterol “bom”).
5 Estabiliza os níveis de glicose no sangue
Em um estudo egípcio com ratos diabéticos, o sumo da cebola reduziu em 70% o nível de glicose do sangue. Um dos poucos estudos sobre humanos, publicado na Índia, data de aproximadamente 30 anos, mas estabeleceu que diabéticos que comiam 57 g de cebola por dia experimentaram uma redução significativa dos níveis de glicose no sangue.
Pesquisadores creditam esse efeito aos componentes sulfurosos e aos flavonoides da cebola. Além disso, a cebola é uma rica fonte de cromo; um oligomineral que melhora a capacidade do corpo de responder à insulina.
6 Impede infecções de pele
A cebola possui substâncias que têm um efeito antibacteriano leve, podendo validar a cultura popular de que esfregar uma cebola crua em um corte previne infecções. No entanto, há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
Como escolher e armazenar as cebolas
A cebola comum deve ser firme, com a casca seca e quebradiça. Descarte as moles ou com manchas pretas, que indicam mofo, ou que tenham brotos verdes no topo – estas já estão passadas. Elas devem ter um aroma suave. Um odor forte de cebola é indicativo de apodrecimento.
Depois da compra, a cebola deve ser armazenada em ambiente seco e fresco, protegida da luz direta, que pode torná-la amarga. Não a coloque perto de batatas, que soltam umidade e um gás que estragam a cebola mais rápido.
Dica extra: prefira crua!
Cozinhar a cebola em alta temperatura reduz significativamente os benefícios do dialilsulfeto; o fitoquímico protetor contra o câncer presente na cebola. A cebola crua oferece maiores benefícios, e picá-la (ou até mesmo mastigá-la) ajuda a liberar seu poder fitoquímico. Então, que tal acrescentar cebola à salada?
Por Iana Faini