O uso constante de fraldas descartáveis pode causar irritação e sofrimento para os bebês. Conheça 5 dicas caseiras para acabar com a assadura de bebê.
Thaís Garcez | 31 de Janeiro de 2021 às 17:00
O contato prolongado da pele do bebê com a urina e as fezes pode provocar assaduras. O quadro pode ser agravado principalmente quando a troca de fraldas demora. Por isso, o melhor tratamento para esse tipo de assadura é deixar a criança sem a fralda o maior tempo possível.
O sabonete pode irritar ainda mais a pele, assim como os lenços umedecidos que contêm álcool; embora a maioria desses produtos não o contenha. Aqui estão algumas soluções práticas para assaduras provocadas pelas fraldas.
Embora a farinha de milho, que absorve a umidade, possa ser usada diretamente da embalagem, ela funciona melhor quando assada no forno. Espalhe-a em um tabuleiro e mantenha-a em fogo bem baixo durante 10 minutos. Deixe esfriar antes de utilizá-la.
Dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 litro de água fervente e deixe a solução esfriar até ficar na temperatura ambiente. Aplique nas partes afetadas do bebê e depois seque delicadamente. Em seguida, aplique uma loção de óxido de zinco para criar uma barreira contra a umidade de urina.
Passe vaselina líquida na assadura para criar uma camada protetora na pele de seu bebê. Ela também é capaz de fazê-la secar. Passar vaselina líquida na assadura cria uma camada protetora na pele do seu bebê e, assim, a assadura pode secar!
A calêndula, uma prima da margarida, tem sido muito usadas para tratar assaduras da pele. Por isso, mantenha uma loção feita em casa para aliviar a pele do seu bebê. Corte as flores da calêndula e deixe-as secar. Pique as pétalas em uma vasilha e coloque 1 colher (sopa) delas em outra vasilha. Despeje 720 ml de água recém-fervida sobre as pétalas, deixe descansar durante 1 hora e coe para uma garrafa. Aplique sobre as nádegas do bebê ou outras áreas vermelhas ou irritadas até quatro vezes por dia.
Eis uma maneira de ajudar a amenizar a vermelhidão: adicione bicarbonato de sódio à água morna do banho de seu bebê; duas colheres de chá para cada 8 litros de água. Depois deixe a criança secar ao ar livre em vez de usar uma toalha. Ou pressione delicadamente a assadura com uma compressa fria e úmida, várias vezes ao dia.
Quanto menor o tempo em que o bebê estiver de fralda, menor o risco de ter uma assadura. Na hora da soneca, basta colocar uma fralda aberta debaixo dele ou pôr a criança em cima de uma toalha aberta sobre um tecido impermeável.