Ser diagnosticado com câncer é uma notícia avassaladora para qualquer pessoa. Se for este o seu caso, as dicas a seguir o ajudarão a controlar a situação.
Douglas Ferreira | 31 de Agosto de 2020 às 13:00
Ser diagnosticado com câncer é uma notícia avassaladora para qualquer pessoa. Se for este o seu caso (ou de um familiar seu), as dicas a seguir o ajudarão a controlar a situação.
Coloque sua energia em encontrar informações e apoios sobre o câncer. Ter uma rede de familiares e amigos próximos é vital. Grupos de apoio e psicoterapia individual podem melhorar suas habilidades de enfrentamento.
Para o tratamento, escolha um hospital de prestígio e um cirurgião com vasta experiência. Um estudo recente mostrou que quanto mais frequentemente as operações de câncer de cólon são realizadas em um centro médico específico, menos probabilidade de haver complicações durante o procedimento.
Ouvir música suave antes e depois da operação geralmente ajuda a aliviar a ansiedade. Meditação, esportes, ioga, técnicas de biofeedback, massagem e exercícios respiratórios também podem ser úteis.
Tome gengibre se você não consegue lidar com as náuseas da quimioterapia (peça a aprovação do seu médico primeiro). Uma xícara de infusão de gengibre em pó (100-200 miligramas) a cada quatro horas pode reduzir o desconforto. Tome a infusão com um alimento sólido para evitar irritação do estômago. Informe o seu médico se você estiver tomando algum outro remédio alternativo. Alguns suplementos vitamínicos ou de ervas podem ser contra-indicados.
Exames regulares podem identificar a recorrência do câncer. Por isso é comum que seu médico solicite que você faça exames regularmente, a cada dois ou três anos, mesmo após uma cirurgia. Dessa forma, você pode remover qualquer tumor pré-canceroso (pólipo) ou tumor em estágio inicial que se formar. Se um câncer for descoberto uma segunda vez, muitas vezes pode ser completamente curado com uma rodada adicional de tratamento.