Veja 5 erros que você pode estar cometendo ao escovar os dentes e aprenda como evitá-los para manter seu sorriso saudável.
Carol Peres | 25 de Outubro de 2025 às 11:00
Escovar os dentes é um hábito tão presente nos nosso dia a dia que muitas vezes o fazemos de forma automática. Porém, não prestar atenção na escovação abre margem para erros que passam despercebidos e que podem ter um impacto negativo na sua saúde bucal.
A seguir você confere alguns costumes durante a escovação que danificam os dentes, e o que fazer para garantir um sorriso bonito e saudável!
De acordo com o site Odont, o principal intuito da escovação é remover a camada de restos de alimentos e bactérias que formam a placa bacteriana. Escovar os dentes de forma incorreta favorece o desenvolvimento de problemas como:
Alguns ajustes simples já garantem uma limpeza adequada dos dentes e evita problemas. Não se esqueça também de escovar a língua e de usar fio dental!
A escovação errada começa já na escolha da escova de dente. De acordo com o VivaBem, o que vai limpar a sujeira dos dentes é o movimento mecânico, não a rigidez das cerdas. Portanto, você deve optar por cerdas macias para evitar a lesão da gengiva ou da língua.
Novamente, é o movimento que garante a higienização correta dos dentes. Escovar com força não vai ajudar a remover a sujeira com mais facilidade, apenas acelerar o desgaste das gengivas e do esmalte dos dentes. Use uma força leve a moderada.
A escova ficar com as cerdas muito abertas em pouco tempo de uso, de 2 a 3 meses, é um sinal de que você está exagerando. Mas tenha atenção também a quantidade de tempo investido na higiene bucal. Escovar muito rápido ocasiona em uma limpeza superficial, o que não vai eliminar a placa bacteriana e pode favorecer o surgimento de cáries.
Especialistas recomendam um intervalo de 30 minutos entre o término da refeição e a escovação. Isso para que a saliva neutralize a acidez gerada na boca pelos alimentos. Essa acidez, combinada com a abrasão da escova sobre os dentes pode corroer o esmalte e aumentar a sensibilidade.
Não é necessário encher a escova de pasta de dente. O doutor Santo André explicou em seu site que a quantidade de creme dental muda conforme a idade. Segundo ele, a maioria dos dentistas recomenda uma quantidade equivalente a um grão de arroz para crianças, e equivalente a um grão de ervilha para adultos.
Enxaguar a boca várias vezes ao terminar a escovação reduz os efeitos da pasta de dente. Então, enxague rapidamente para permitir que componentes como flúor façam seu trabalho.
Cuidar bem dos dentes começa com pequenos hábitos diários. Que tal revisar sua escovação e garantir um sorriso mais saudável todos os dias? E se você desejar mais conteúdos valiosos sobre saúde, considere assinar a revista Seleções.
6 sinais de que você precisa procurar um dentista com urgência
Dormir com a boca tapada faz mal? Prática preocupa especialistas
Como limpar a língua corretamente e evitar o mau hálito
Especialista explica como escolher a melhor pasta de dente