O absorvente interno é um ótimo aliado às mulheres que querem mais liberdade no dia a dia. Confira mais detalhes!
Yulli Dias | 3 de Novembro de 2020 às 15:00
Os absorventes internos podem ser considerados ótimos aliados, já que dão mais mobilidade às mulheres e fazem com que passeios na praia ou piscina, por exemplo, não sejam dispensados durante a menstruação.
Além disso, esportes físicos também podem ser feitos com mais liberdade com o uso do absorvente interno, já que são raros os casos de vazamentos ao utilizá-lo.
Na hora de escolher um absorvente interno é importante ficar atento aos tamanhos, que variam de acordo com o fluxo menstrual: quanto maior o fluxo, maior deve ser o absorvente interno.
Também conhecido como OB, ou tampão, ele serve para absorver o fluxo sanguíneo da menstruação, como acontece com os outros tipos de absorventes. Mas, ao contrário dos externos, com o interno é preciso ter alguns cuidados a mais, como no momento da aplicação e no tempo de uso, para que infecções não apareçam.
Apesar de serem muito usados por diversas mulheres, os absorventes internos ainda causam bastante dúvidas. Por isso, respondemos algumas à seguir. Olha só:
Leia também: As principais dúvidas sobre coletor menstrual respondidas
Não existe uma idade certa para começar a usar o absorvente interno. Na verdade, todas as mulheres podem usar, mesmo se ainda forem virgem, já que o OB passa pela abertura do hímen sem causar ruptura.
Porém, se você é muito nova e está pensando em utilizá-lo, é interessante que converse com uma ginecologista. Desse modo, ela pode te orientar até mesmo a fazer um exame para observar qual é o seu tipo de hímen – já que existem vários.
Além disso, como dito anteriormente, é preciso identificar qual exatamente é o tamanho do OB que você precisa e como encaixá-lo, para que você não tenha uma experiência ruim.
Os maiores riscos com relação aos absorventes internos são infecções vaginais que, na maioria das vezes, só acontece se a limpeza e a colocação do OB não estiverem sendo feitas da maneira correta.
Para evitar que se desenvolvam infecções vaginais, é importante que você esteja sempre com as mãos limpas ao introduzir ou retirar o absorvente.
Outro ponto importante é ter o cuidado de trocá-lo a cada 4 horas, mesmo se o fluxo não for intenso. E em dias muito quentes, é legal não usar o OB por muito tempo. E isso porque o calor e a umidade no interior da vagina podem aumentar o risco de infecções, com sintomas como coceira, ardência e corrimento esverdeado.
Antes de começar o procedimento de colocar o absorvente interno, é importante que faça a higienização das mãos da maneira correta, utilizando água e sábado.
Após feita, siga esses passos:
Com a prática você vai achando a posição ideal para fazer isso. Mas a colocação mais fácil é quando se está em pé e com uma perna apoiada em um local mais alto, como o vaso sanitário, por exemplo. Ou, então, você pode estar sentada e com as pernas bem abertas.
Um dos grandes ganhos do OB é que ele é o modelo ideal para você fazer qualquer tipo de atividade aquática. E isso sem se preocupar com vazamentos. Mas, claro: é preciso que o OB tenha sido encaixado direitinho no canal vaginal.
O absorvente interno consegue reter o fluxo da menstruação antes que ela tenha contato com o biquíni ou com a água.
O ideal é que o absorvente seja trocado de 4 em 4 horas, para evitar que ocorra vazamentos ou até mesmo infecções.
O OB serve como um tampão, ou seja, o algodão que o compõe absorve o fluxo e deixa o sangue parado ali no canal vaginal durante o tempo que você deixá-lo. Mas caso o sangue fique muito tempo ali parado, existe o risco de surgimento de bactérias que podem causas infecções.
Leia também: as principais dúvidas sobre coletor menstrual respondidas