Vai passar por uma cirurgia complicada? Confira o que você pode fazer para ajudar o seu corpo com 5 dicas de como se preparar para uma cirurgia.
Douglas Ferreira | 29 de Outubro de 2019 às 17:00
As cirurgias exigem muito do corpo. Até pequenos procedimentos trazem o risco de complicações como choque ou infecção. Além de escolher um cirurgião experiente, pesquisas recentes indicam que treinar para a cirurgia pode ser a melhor maneira de evitar essas questões e se recuperar mais depressa. “Ninguém participaria de uma corrida sem se preparar”, diz o Dr. Michael Englesbe, cirurgião de transplantes que lançou um programa pré-operatório na Universidade de Michigan. “Fisiologicamente, uma operação exige tanto quanto participar de uma corrida de 5 quilômetros”, explica ele.
O programa, que inclui cerca de uma hora de caminhada por dia, ajudou a reduzir em 31% o tempo de internação. Programas semelhantes acrescentam outras terapias. Juntos, eles dão dicas de como começar a se preparar duas a seis semanas antes da cirurgia.
Leia sobre o procedimento para se preparar mentalmente para a recuperação.
Aprenda técnicas de relaxamento, como oração ou meditação, para lidar com a dor, a tensão ou a depressão que podem surgir.
Não sabe por onde começar? Conheça 4 técnicas de meditação que podem transformar sua vida.
Inspire profundamente pelo nariz, prenda a respiração de cinco a dez segundos e deixe o ar sair devagar pela boca. Faça isso várias vezes por dia para prevenir problemas respiratórios como atelectasia (colapso parcial do pulmão). Se fuma, pare antes da cirurgia, mesmo que seja só por algumas semanas.
Caso não se exercite diariamente, caminhe pelo menos alguns minutos todo dia. Caminhada não requer habilidades especiais ou equipamentos caros.
Descubra também 12 benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde.
Estar desidratado ou desnutrido aumenta a probabilidade de delírio. Tome bastante água e faça uma alimentação nutritiva.