Embora a cirurgia de prótese do joelho tenha bom índice de sucesso, pode haver complicações. Veja quais são os problemas mais comuns.
Redação | 30 de Setembro de 2019 às 14:14
Embora a cirurgia de prótese do joelho tenha bom índice de sucesso, pode haver complicações. Veja quais são os problemas mais comuns.
A prótese pode se soltar da articulação ou se desgastar, liberando partículas minúsculas do material implantado. Na osteólise, as partículas provocam inflamação que pode enfraquecer os ossos e soltar as próteses com o tempo. Cerca de 10% das próteses precisam ser reimplantadas.
Uma infecção tem o potencial de destruir o funcionamento da articulação e até ameaçar a perna e a vida do paciente. As infecções só ocorrem em 1% a 2,5% dos casos, e os médicos tentam manter o risco baixo com providências como dar aos pacientes antibióticos preventivos.
A trombose é causada por coágulos provocados pela inflamação que ocorre durante a recuperação, um processo que, nas duas semanas logo após a cirurgia, aumenta até 31 vezes o risco de infarto para quem tem 60 anos ou mais, de acordo com estudo publicado na revista JAMA Archives of Internal Medicine. Os pacientes que operam o joelho tomam anticoagulantes para reduzir o risco.
Leia também: Trombose venosa profunda: quais os sintomas e tratamentos?
Os nervos podem sofrer lesões em consequência de complicações da anestesia ou o cirurgião pode atingir um nervo durante a cirurgia. Mas esses problemas são raros e ocorrem em menos de 1% dos casos. As lesões nos nervos podem causar dor ou dormência e, em geral, melhoram com o tempo – mas nem sempre.
Saiba mais detalhes sobre a cirurgia de prótese total do joelho e mantenha-se informado! Confira também como é um dia na vida do seu joelho!