4 dicas para combater a glicemia elevada

O açúcar faz parte do nosso cotidiano, mas o consumo deve ser controlado. Conheça essas dicas para combater a glicemia elevada.

Douglas Ferreira | 5 de Novembro de 2019 às 10:00

Kiwis/iStock -

A glicemia elevada é um assunto preocupante e muito sério. É difícil resistir ao açúcar, seja em bolos, biscoitos, brigadeiros e outras tentações, mas não deixa de ser necessário. 

O aumento da glicose no sangue pode causar diversos danos, como problemas nos rins, nervos e olhos. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de inferno agudo e outras doenças cardiovasculares.

Por isso, siga estas estas dicas simples que podem reverter em pouco tempo os males da glicemia elevada. 

1 . Coma manteiga de amendoim

A gordura e a proteína do amendoim, bem como dos frutos oleaginosos, ajudam a evitar a ressaca do açúcar (ou hipoglicemia reativa) . "Porque retardam a digestão", explica a nutricionista Jennifer Weddig, Ph.D. e professora de Nutrição da Metropolitan State University, em Denver. “Ou experimente homus. As fibras do grão-de-bico desaceleram a absorção dos açúcares simples.”

2 . Suba escadas depois de comer para ajudar a combater a glicemia elevada

“Isso ajudará os músculos a usar o açúcar do sangue em vez de guardá-lo”, explica a nutricionista oncológica Amanda Bontempo, do Centro Oncológico Laura e Isaac Perlmutter da Universidade de Nova York. Eis a prova de que sessões curtas de exercício funcionam. Um estudo da revista Diabetes Care mostrou que idosos que fizeram uma caminhada de pelo menos 15 minutos depois de cada refeição apresentaram nível de açúcar no sangue menor do que quem andou 45 minutos no final da manhã ou antes do jantar.

 

3. Tome chá com limão

Chá verde e limão são diuréticos. Ainda assim, “eles não eliminam diretamente o açúcar. Eles forçam o sangue a bombear nutrientes e resíduos mais depressa pelos rins; isso acelera a saída do açúcar do organismo”, afirma Amanda. Antes de tudo, lembre-se de se manter bem hidratado; normalmente, o açúcar inibe a leptina, hormônio que regula o apetite, mas beber água compensa esse efeito.

4. Planeje o café da manhã

Um café da manhã rico em proteínas e pobre em carboidratos, com um pouco de gordura, é de fato, importantíssimo no dia seguinte à sobrecarga de açúcar. “A proteína e a gordura nos mantêm saciados; assim como a falta de carboidratos estimula a queima do açúcar armazenado no dia anterior”, diz Amanda. 

Após seguir essas dicas, encontre tempo na agenda para incluir exercícios físicos benéficos para todas as idades e reverta os males do açúcar no sangue, antes que atinjam níveis críticos. E, por fim, entenda melhor sobre o que é a pré-diabetes e como reverter este quadro.

Leia também

10 famosos que convivem com diabetes e você não sabia

Estes cuidados ajudarão a manter sua glicemia equilibrada

Cardápio para diabéticos: 10 receitas deliciosas e saudáveis

7 sintomas de diabetes que todo homem deveria saber

Pé diabético – Como evitar que aconteça

Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia