Entenda a importância de uma dieta adequada para manter os níveis de açúcar e evitar ressacas no Carnaval
Com a chegada do Carnaval, muitos foliões escolhem consumir bebidas alcoólicas durante a festa. Para aproveitar a folia com responsabilidade e sem prejudicar a saúde, o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, instituição de referência no assunto, compartilha dicas práticas de alimentação que ajudam a reduzir os efeitos do álcool no organismo.
“Evitar exageros é a primeira recomendação para quem decide beber. É importante lembrar que não existe uma ‘poupança’ de consumo: mesmo sem beber durante a semana, o ideal é que homens não ultrapassem cinco drinques por ocasião, e mulheres, quatro drinques”, explica a coordenadora do CISA, Mariana Thibes.
Recomendações de alimentação para os dias de folia
Além de alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água para garantir a hidratação, especialmente nos dias de calor intenso, manter uma alimentação adequada antes e durante a folia pode ajudar a prevenir a ressaca e outros efeitos indesejados.
A convite do CISA, nutricionistas da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, entidade parceira, compartilham quatro recomendações alimentares que auxiliam na redução dos impactos do álcool no organismo.
1. Inclua gorduras boas na alimentação
Opções como salmão, abacate, nozes e amendoim permanecem no estômago por mais tempo, auxiliando na digestão mais lenta do álcool. No entanto, tenha cautela! A combinação de bebidas alcoólicas com comidas muito gordurosas pode sobrecarregar o fígado e intensificar a ressaca, por isso, evite exageros.
2. Priorize alimentos que auxiliam o fígado
Ingredientes como cúrcuma, couve, brócolis, beterraba e limão ajudam na metabolização do álcool e contribuem para a saúde hepática. Antes de sair de casa, prepare uma boa refeição, isso já vai facilitar os dias de Carnaval.
3. Inclua vegetais e laticínios com baixo teor de gordura
Esses alimentos ajudam a reduzir a velocidade da absorção do álcool, tornando o consumo mais equilibrado. É importante lembrar que a folia deve ser feliz e animada, mas acima de tudo segura para a saúde de todos.
4. Não negligencie os carboidratos
Prefira os de digestão mais lenta, como os integrais, pois ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante a ingestão de álcool. Existem pessoas que removem ou diminuem muito a quantidade de carboidrato na alimentação, nesse período pode ser maléfico.
“É sempre importante reforçar que menores de 18 anos, gestantes, motoristas, pessoas que utilizem medicação contínua ou que tenham problemas com álcool não devem consumir nenhuma quantidade de bebida alcoólica. Para esses grupos, qualquer quantidade de álcool pode trazer prejuízos à saúde”, alerta Thibes.