Os banhos de assento ajudam a aliviar os desconfortos e a tratar a infecção urinária. Conheça mais benefícios e como fazer.
A Infecção urinária ou infecção do trato urinário é uma doença infecciosa, como o nome sugere, que pode atingir qualquer parte do sistema urinário, sendo mais comum na uretra e na bexiga. Conheça alguns banhos de assento que podem te ajudar a aliviar os sintomas e tratar a infeção urinária.
Estipula-se que cerca de 30% das mulheres vão apresentar a doença em algum momento da vida. Isso porque elas têm 50% a mais de chances de desenvolver a doença do que os homens.
Os sintomas mais comuns são ardência ao urinar e incontinência urinária. Além disso, a urina pode sair avermelhada, com sangue, e o paciente costuma apresentar dores na parte mais baixa da barriga.
O que é banho de assento?
O banho de assento é uma opção excelente para a infecção urinária e pode ser feito com itens naturais, que você até já deve ter em casa. Além de ajudar a combater a infecção, eles atuam no alívio rápido dos sintomas.
Mas, apesar de tantos benefícios, os banhos de assento não substituem os remédios recomendados pelo médico e devem ser feitos apenas para complementar o tratamento.
Opções caseiras de banho de assento para infecção urinária
Dependendo da situação, o próprio médico pode recomendar o banho de assento com alguma substância específica para o tratamento da infecção urinária. Mas se esse não for o seu caso, saiba que as opções caseiras apresentam resultados muito eficientes. Conheça algumas:
1. Banho de assento com camomila
A camomila é uma planta medicinal com grande ação calmante, sendo recomendada para quem está sofrendo com os sintomas de dor e ardência e procura um alívio rápido. Esse é um dos banhos de assento mais conhecidos e usados.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de camomila
- 1 litro de água
Moro de preparo:
Lave muito bem uma panela e leve-a ao fogo, colocando os ingredientes para ferver. Depois do processo, é só deixar esfriar e despejar o chá em uma bacia que dê para sentar de forma mais confortável. É recomendado que o tratamento seja feito após o banho, durante ao menos 20 minutos.
2. Banho de assento com vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um item comum nas casas brasileiras. Mas o que muita gente não sabe é que ele tem propriedades antissépticas e ajudam a aliviar os sintomas da inflamação na bexiga. Além disso, ajuda a combater os micro-organismos que causam candidíase e reequilibra o PH vaginal.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 3 litros de água morna
Modo de preparo:
Para preparar o banho de assento, basta colocar os ingredientes em uma bacia bem limpa e sentar-se sobre ela. O procedimento pode ser feito por até 20 minutos.
3. Banho de assento com barbatimão
O barbatimão é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar muito no tratamento da infecção urinária. Além disso, os banhos de assento feitos com a erva são utilizados também para combater inflamações do útero e ovários e reduzir o corrimento vaginal.
Outro benefício que está em estudo é sobre a eficácia do barbatimão no tratamento do HPV.
Ingredientes:
- 20 g de folha ou casca de barbatimão
- 1 litro de água
Modo de preparo:
Deixe a água ferver e adicione as folhas de barbatimão. Apague o fogo e deixe repousar por até 10 minutos. Em seguida, você deve coar o chá e despejar em uma bacia limpa, para fazer o banho de assento, que deve durar entre 15 e 20 minutos.
O chá com propriedades anti-inflamatórias também pode ser bebido até três vezes por dia.